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As 3 perguntas mágicas sobre clientes: Como fidelizar? Como recuperar? Como conquistar?

As 3 perguntas mágicas sobre clientes: Como fidelizar? Como recuperar? Como conquistar?

Nos dias de hoje, existem 3 perguntas mágicas sobre clientes que são essenciais para uma empresa: “Como fidelizar os clientes?”, “Como recuperar clientes perdidos?”, “Como conquistar clientes?”. Cada uma destas operações no ciclo de estado de clientes exige recursos, sejam humanos, financeiros e/ou materiais.

Para mantermos o cliente temos de focar todos os nossos recursos na satisfação e superação das suas necessidades, com o intuito de o fidelizar. Esta operação exige a constante satisfação do cliente, dando uso a recursos de marketing, humanos, financeiros, materiais e de tempo.

Para conquistarmos um cliente temos primeiro de colocar em prática ações de marketing. Não uma ou duas, mas várias para garantirmos que o conseguimos conquistar. E estas ações envolvem um estudo prévio sobre o nosso cliente-alvo para definirmos as estratégias mais adequadas para o alcançar.

Mas quando não temos as estratégias mais adequadas às expetativas do nosso cliente, acabamos por o perder. E aí precisamos de mais ações e recursos para o conseguir recuperar. A pergunta-chave nesta operação é “Quais as estratégias mais adequadas para recuperar clientes perdidos?”.

No fim questionamo-nos sobre qual será a operação mais adequada em mantermos o nosso esforço e recursos. Devemo-nos focar em conquistar clientes ou na fidelização destes ou, ainda, em recuperar os clientes que já perdemos?

A resposta certa depende da sua estratégia e metas, mas acreditamos que o ideal é manter a atuação nos três estados, mas a intensidade de ações em cada estado depende do que lhe vai permitir garantir que vai atingir os seus objetivos, faça as apostas certas.

Partilhamos consigo algumas perguntas sobre cada uma destes estados para pensar em relação à sua empresa, e tenho a certeza que com as suas respostas vai encontrar as melhores ações a colocar em prática já.

Como fidelizar um cliente?

  • Quais os clientes que retemos em 2015 e que estão satisfeitos com o nosso trabalho?
  • Quais os clientes que não conseguimos manter em 2015 porque não estavam satisfeitos com os nossos serviços?
  • O que temos de fazer para evoluir a fidelização dos nossos clientes?
  • Qual a relação entre a retenção de clientes e o sucesso da nossa empresa?

Como conquistar um cliente?

  • Quantos clientes já conquistamos desde que a empresa está aberta?
  • Quais as ações diferenciais que realizamos para os conseguir conquistar?
  • Quais e quantos recursos gastamos para conquistar novos clientes, em 2015?
  • O que precisamos de fazer hoje para abrir um novo cliente, tendo e conta as evoluções ultra rápidas do mercado?

Como recuperar um cliente?

  • Nos últimos 3 a 5 anos, quais os clientes que perdemos e conseguimos recuperar?
  • Quais os nano detalhes que fizeram a diferença positiva para recuperarmos os clientes?

Fique atento aos nossos próximos artigos para ver como pode explorar melhor cada uma destas perguntas mágicas sobre clientes e ficar com as ações essenciais para desenvolver a sua estratégia de fidelização, recuperação e conquista de clientes.

Se quiser começar já a colocar em prática alguma destas operações do ciclo de vida do cliente e necessitar da nossa colaboração, contacte-nos aqui para marcar uma reunião.

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