2013-03-lideranca

4 frases típicas de um mau líder

Em todas as empresas, existem bons e maus vendedores, tal como também existem bons e maus líderes. Já falamos sobre os maus vendedores neste e neste artigo, e por isso hoje vamos explorar a outra vertente: os maus líderes.

Reunimos para si aquelas que são as 4 frases típicas de um mau líder. Se você tem por hábito dizer algumas destas frases, o melhor é melhorar as suas qualidades enquanto líder…

1. “Aqui, quem manda, sou eu”

Quando um líder diz uma frase como esta, é bem claro que ele está inseguro, caso contrário não necessitaria de demonstrar a sua liderança com uma frase como esta. Um bom líder sabe demonstrar que manda sem necessitar de dizê-lo.

2. “Se todos fossem como eu, esta empresa estava bem”

Muitos líderes acabam por ter, infelizmente, o foco em si mesmo o tempo todo. “Ai se todos fosse como eu” ou “se ao menos seguissem o meu exemplo” são frases comuns de líderes fracos, que necessitam de um auto-elogio para sentirem que estão a fazer um bom trabalho.

O que eles não sabem, é que a sua função enquanto líder não é ter uma equipa como ele, mas sim uma equipa que se supera a cada dia!

3. “Você é pago para fazer, não é pago para pensar”

Os líderes que dizem este tipo de frases, claramente pararam no tempo. Pensam que os membros de uma equipa devem funcionar como máquinas e que o ato de pensar é apenas para o chefe. Nesses casos, o líder deveria perceber que a era da revolução industrial, onde homens trabalhavam como máquinas, foi há muitos anos atrás…

Estes líderes dizem isto porque normalmente sentem-se inseguros e têm medo de saírem da zona de conforto, na qual têm total controle.

4. “Se não gostas, vai-te embora”

Intimidar a equipa para conseguir aquilo que pretende é uma estratégia muito antiga, mas que apenas demonstra que esse mesmo líder não consegue ter a sua equipa ao seu lado. Na verdade, ele até morre de medo que essa pessoa se vá embora, pois iria obrigá-lo a contratar outra pessoa que provavelmente…também viria a dar problemas.

E você, enquanto líder, tem cometido algum destes erros? Por outro lado, sente que o seu líder tem dito constantemente estas frases?

Partilhe a sua opinião nos comentários!

Boa semana,

INTERESSADO EM MELHORAR AS SUAS VENDAS?

Preencha o formulário e a nossa equipa entrará em contacto.

Tags: No tags

Comments are closed.