2014-05-Klaus-Obermeyer

5 lições que um empresário de 94 anos pode ensinar à sua empresa

O mundo está repleto de casos de sucesso de jovens que, com pouco mais de 20 anos, tornaram-se milionários e líderes de grandes empresas.

Mark Zuckerberg é o último exemplo máximo de, como juventude e sucesso podem andar de mãos dadas. Mas e o contrário, será que acontece? Será que não existem exemplos de empresários mais velhos que conseguem atingir e manter o sucesso?

Obviamente que sim… Klaus Obermeyer, dono da empresa Sport Obermeyer, é o exemplo mais claro disso mesmo. Apesar dos seus 94 anos, este empresário alemão continua a dar cartas e lidera uma empresa de material para desportos de inverno que abriu as portas há mais de 60 anos.

Para conseguir este sucesso durante tanto tempo, Obermeyer tem seguido alguns princípios. Vejamos alguns deles:

1. Procure cenários Ganha-Ganha

Quando Obermeyer chegou em Aspen, nos Estados Unidos, depois de fugir do pós-guerra na Alemanha, ele encontrou trabalho como instrutor de esqui.

Naquele período, os casacos para os atletas não eram muito quentes. Por isso, decidiu utilizar um cobertor de penas de ganso que tinha na cama – prontamente oferecido pela sua mãe – e criou um casaco para proteger os seus alunos do frio. “Eu parecia o Homem Michelin nele, mas estava quente!”, referiu o empresário em entrevista à Fast Company.

Mais tarde, um aluno acabou por ofereceu-se para comprar o casaco por 250 dólares e Obermeyer percebeu que estava no caminho certo. “Percebi que ao manter os alunos mais quentes eles compravam mais aulas”, explicou o empresário.

2. Nunca pare de inovar

A Sport Obermeyer é conhecida pela sua constante inovação e esta é, segundo o dono da marca, uma das justificações para a marca manter-se há tantos anos no mercado. “Temos inovado constantemente. Inserimos há pouco tempo materiais reciclados às nossas roupas e lançamos botas de esqui de camada dupla e protetor solar de alta altitude, por exemplo”.

3. Nunca se desvie dos seus princípios

“Comecei o meu negócio em conjunto com uma organização de comércio alemã que tinha como nome Hanse League. Os seus princípios eram Honestidade e Confiança e seguimos esses princípios até hoje”, explica Obermeyer.

Esses princípios têm sido trazidos para a empresa, que conta com uma garantia vitalícia nos seus produtos. “Se o produto não conseguir ser reparado tem de ser substituído”.

4. Não continue com aqueles que não acreditam na sua filosofia

Obermeyer confessa que cometeu um grande erro no início da sua carreira: o de não dispensar funcionários que não partilhavam da mesma visão da sua empresa. “Em alguns momentos tentava ser amigável, até porque esta era uma empresa familiar. Mas isso foi um erro. Membros da equipa que não compartilhem da visão da empresa têm de sair mais cedo”.

5. Seja um modelo para os funcionários

Obermeyer é um desportista nato e faz questão que os seus funcionários também pratiquem desporto. “Nos dias em que neva mais do que seis centímetros, todos têm de ir esquiar pela manhã.

Não interessa o trabalho que tenham, o desporto está em primeiro lugar. Eu próprio faço isso todos os dias. Um dia em que em não faça desporto é um dia que não volta atrás”.

São cinco conselhos de quem, com 94 anos, mostra que a idade jamais pode ser uma limitação para o sucesso de uma empresa. E vocês líderes, qual destas 5 dicas mais gostaram?

Boa semana, 

INTERESSADO EM MELHORAR AS SUAS VENDAS?

Preencha o formulário e a nossa equipa entrará em contacto.

Tags: No tags

Comments are closed.