2014-08-lideranca-Steve-Jobs

Os 3 principais traços dos líderes de sucesso

“Como posso ser um bom líder?”

Certamente esta pergunta já passou por inúmeras vezes na sua cabeça, não é verdade? Afinal de contas, acredito que queira melhorar enquanto líder. Mas às vezes parece tão difícil…

Parece que é algo que está apenas destinado a acontecer a um pequeno grupo de pessoas como Steve Jobs ou José Mourinho. Será que eles têm poderes especiais que permitem liderar melhor a sua equipa e alcançarem melhores resultados?

Talvez não…

Na verdade, não existem líderes com poderes especiais. O que existe são líderes que treinaram a sua capacidade de liderar ao longo de muitos anos e que acabaram por conseguir resultados extraordinários.

E todos esses líderes seguem (ou seguiram) um padrão de comportamento. Eles focam-se essencialmente em três pontos:

1. Ouvir a equipa

“O líder nato aprende a ouvir para auxiliar, sem a presunção de resolver”

A frase de Lourdes Catherine representa muito bem uma das principais características dos líderes de sucesso. O líder não é alguém que está acima da equipa. Ele está ao lado deles, acompanhando todos os passos, à espera de ouvir alguma sugestão ou dificuldade para, nesse momento, intervir.

Se você é um líder autoritário, que não ouve ninguém, está no momento de mudar essa característica…

2. Liderar a si mesmo

O provérbio “faz o que eu digo não faças o que eu faço” deve ser evitado por qualquer líder.

Dizer para fazer e depois não cumprir a sua parte enfraquece a posição do líder. A equipa começa a questionar o porquê de ter que fazer determinada tarefa.

Aprenda a liderar a si mesmo antes de pensar em ser um grande líder. Se estiver com dificuldades em conseguir fazê-lo, este texto pode ajudar.

3. Visão

A função do líder não é apenas indicar que o sua equipa tem de fazer hoje. A função do líder é perceber o que aquela equipa vai fazer no próximo mês, no próximo ano ou até na próxima década!

Para fazer isso ele necessita de ter visão.

E para ter visão ele precisa de fugir um pouco do stress do dia-a-dia, levantar a cabeça e perceber como está o mercado à sua volta.

Uma das formas de fazer isso é realizar alguns minutos de reflexão durante a semana. Na próxima sexta-feira, por exemplo, pare, fique sentado na sua cadeira e reflita um pouco sobre a semana que passou.

Pergunte a si mesmo:

  • O que a sua empresa fez nos últimos cinco dias, ajudou a implementar novos conceitos/produtos?
  • A sua empresa está a mover-se à velocidade que o mercado exige?
  • A sua empresa está a inovar ou está apenas a seguir os seus concorrentes?
  • Durante os últimos cinco dias, conversou com algum membro da sua equipa e pediu a opinião dele sobre algum tema?
  • A sua equipa de vendas cumpriu os objetivos dos últimos cinco dias? Se mantiverem este ritmo, quais serão os resultados dentro de dois ou três meses?

Mas agora deve estar a pensar: como vocês, sabem que estes são os três principais traços dos líderes? Sabemos isso porque há mais de 25 anos melhoramos os resultados dos líderes.

Se você, também quer melhorar os seus resultados e ser um líder seguido pela sua equipa, clique aqui que nós vamos ajudá-lo. 

Boa semana, 

INTERESSADO EM MELHORAR AS SUAS VENDAS?

Preencha o formulário e a nossa equipa entrará em contacto.

Tags: No tags

Comments are closed.