2012-11-logo--A3vendas

O que fazer quando perde um negócio?

O que fazer quando perde um negócio?

Olá,

Daqui é o Pedro Ruivo, diretor da Sucesso em Vendas Portugal. Hoje venho falar com vocês sobre um tema que tem assustado muitos vendedores nos últimos meses: o que fazer quando perco o negócio? Em primeiro lugar, é necessário considerar isso como algo normal. Todos os vendedores perdem negócios. Porém, o mais importante é saber o que fazer DEPOIS de perder esse negócio.

Isso é o que vai diferenciar o vendedor bem sucedido daquele que não obtém resultados. Quais são os passos que devem ser feitos em seguida? Que atitude deve esse vendedor ter depois desse momento? Para responder a todas essas questões gravamos o vídeo abaixo.

“Hoje vamos falar sobre uma frase que eu acho mágica que é “Olha, perdi um negócio”, quando eu ouço esta frase eu automaticamente penso em duas situações: Qual foi o tom de voz em que ele disse isso? “Olha, eu perdi o negócio” ou “Ohhh ahhh, perdi o negócio”. Cara meu, perdeste o negócio parabéns! Se fizeste isso com entusiasmo é sinal que lutaste, deste o teu melhor, que avançaste, tiveste próximo, mas por algum motivo não fechaste. Mas a questão que faço é quando dou os parabéns aquele vendedor me diz “Olha perdi o negócio!!!”, quando eu sinto que ele me está a dizer deu a vida por aquele negócio é “Então olha, tudo bem, não foi o melhor momento para o cliente comprar, mas vais conseguir com que o cliente volte a contactar da próxima vez que ele tiver esse produto ou essa necessidade” e digo “Parabéns a dobrar porque tens a certeza que o cliente vai voltar para ti”.

O segundo passo é o que eu aprendi ao longo desta negociação deste contacto com este cliente, eu dediquei parte da minha vida a esse cliente durante o tempo que tivemos a negociar. Então, o que é que eu aprendi durante este relacionamento? O que é que esse cliente me ofereceu? Esse cliente ofereceu-me tempo, ofereceu-me as emoções, esse cliente ofereceu-me o pensamento dele então eu aprendi com essa situação.

E, acima de tudo, o que os campeões fazem é que eles tomam rapidamente uma decisão: Eu perdi este negócio, mas qual é que vai ser a minha decisão que eu vou tomar já? Eu quero ganhar o próximo ou eu quero também perder o próximo? – Os campeões pensam “Eu vou ganhar já o próximo negócio!” e eles evoluem com o que aprenderam e eles pensam nos parabéns que vão ter no próximo negócio que vão fechar.”

Gostou? Então o melhor é ver mais alguns vídeos que gravamos durante as últimas semanas no nosso canal A3 vendas.

Como transmitir o preço do seu produto

O que fazer quando o cliente pede mais desconto

Como fazer a diferença depois da venda

Abraço,

Pedro Ruivo

Tags: No tags

Comments are closed.