A3 Vendas: Dicas para analisar a concorrência

Estar constantemente a analisar a sua concorrência é determinante. Além de ter ideias para novos produtos, um bom vendedor tem estar atento àquilo que está a ser feito pelos seus rivais mais diretos. Mas como fazer isso? Quais os passos que devem ser seguidos?

Para ajudá-lo, hoje vamos explicar o que precisa de saber para analisar a sua concorrência de uma forma construtiva para o seu negócio. Preste atenção às dicas transmitidas pelo Pedro Ruivo, diretor da Sucesso em Vendas Portugal e prepare-se para transformar os seus concorrentes nos melhores aliados das suas vendas!

“Hoje quero-vos falar sobre um assunto em que por vezes me colocam esta questão “Pedro, como é que eu posso analisar a minha concorrência?”.

Eu quando falo na concorrência eu costumo-me divertir e quando penso nisso identifico logo “olha não vou chamar concorrência, vou antes chamar amigos”. A minha concorrência são os meus amigos profissionais e eu acredito que é com eles que eu posso aprender e evoluir, então, o primeiro tópico e sua sugestão é identificar quem são os meus amigos e identifica-los por grandes grupos, quais é que são aqueles me inspiram muito, os que me vão inspirando e quais são os outros que atualmente não me estão a inspirar. Então eu faço uma mini segmentação da minha concorrência.

A segunda dica que eu vos dou é: Com base na segmentação olharem para eles e analisarem todas as atividades que eles fazem, mas principalmente como um foco e o que é que eu acredito que eles estão a fazer de bom no mercado e escrever, analisar e discutir com a minha equipa de vendas “Eles estão a ser bons em quê e porquê?”.

Para terminar, esta terceira ação que eu vos convido, é: com base o que nós identificamos o que eles estão a fazer de bem, o que é que nos podemos aprender com eles porque amigos e concorrência servem para nós aprendermos e evoluirmos porque eu acredito que estar sozinho no mercado não é a melhor solução para ninguém.

Eu preciso da concorrência, dos meus amigos profissionais para ser melhor e para estar mais forte junto dos meus clientes atuais e potenciais!”

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Abraço, Pedro Ruivo