As seis dicas de produtividade de Richard Branson.

Ser produtivo enquanto profissional é determinante. Especialmente se quiser melhorar os seus resultados e conseguir ultrapassar os seus concorrentes. Com uma maior produtividade conseguirá entrar em contacto com um número maior de clientes e concluir as suas metas de uma forma mais rápida. No entanto, o que deve um profissional fazer para ser mais produtivo? O que é necessário fazer para conseguir esse tempo tão precioso?

Para ajudá-lo nessa parte, vamos partilhar algumas dicas transmitidas por Richard Branson na sua página oficial do Linkedin. Branson é o fundador da Virgin e é um dos mais conceituados empreendedores a nível mundial, tendo negócios em várias áreas de mercado. Preste atenção às próximas linhas pois elas podem realmente mudar a maneira de ver a sua organização do dia a dia.

1. Faça exercício: Não é por acaso que Richard Branson põe este conselho em primeiro lugar. Ele adora começar o seu dia com algum exercício, quer seja natação ou um jogo de ténis.

2. Faça listas: “Eu sempre gostei de ter listas ao meu lado: listas de pessoas para telefonar, listas de ideias ou listas de pessoas que podem fazer as coisas acontecerem. Todos os dias trabalho tendo em conta estas listas e elas permitem-me evoluir no meu trabalho”.

3. Ame o que faz: “Eu não penso em trabalho como trabalho, é um jogo como um jogo. Tudo isto é vida”.

4. Não deixe que os advogados e os contabilistas envolvam-se cedo demais: Richard Branson acredita que devemos ter uma visão e imaginar a forma como tudo deve acontecer. Por isso, aconselha que não perca tempo com advogados ou com contabilistas durante o início do seu negócio.

5. A arte de delegar: Com mais de 400 empresas no ativo, este empresário aconselha que aprenda a delegar o mais rápido possível. “Deve entender a arte de delegar. Eu tenho que ser bom a ajudar as pessoas e a estar disposto para voltar atrás. A empresa deve estar construída de forma a que possa continuar sem mim”.

6. Tenha grandes objetivos: “O meu interessa na vida está em definir objetivos enormes, aparentemente inatingíveis e tentar superá-los”.

Estas são as seis estratégias que Richard Branson aconselha para que consiga melhorar a produtividade no trabalho. Agora pergunto: cumpre alguns destes conselhos? Se não, talvez tenha chegado o momento de alterar um pouco a forma como vê o dia a dia e os seus objetivos.