Como ter um dia bem planeado enquanto vendedor de rua

Aproveitar bem o tempo para conseguir mais clientes e realizar um maior número de vendas é importante para um vendedor. Os melhores profissionais são aqueles que aproveitam o seu tempo ao máximo, que não se perdem em pormenores desnecessários e que sabem para onde estão a caminhar. Mas ser organizado significa ter muita disciplina pessoal e um método bem definido. Hoje, vamos dar a conhecer algumas questões que deve fazer a si mesmo, diariamente. Elas poderão ser feitas à noite ou logo pela manhã, depende de como preferir.

Roteiro dos clientes

O primeiro passo é perceber que género de clientes vai visitar hoje. Conhece bem as pessoas com quem vai encontrar-se hoje? Quais são as suas principais características? Partir com alguma informação extra é importante e irá trazer uma grande vantagem. Se não souber, tente procurar por mais algumas informações sobre ele. Depois de identificar o género de cliente, tente perceber o que pode esperar dele, quais as atitudes que ele poderá ter. Desta forma, poderá preparar algumas respostas caso as reações por parte do cliente sejam mais negativas.

Quais são os meus objetivos para hoje?

Como referi anteriormente no artigo sobre as características de um bom líder, é importante que quantifique aquilo que quer. E na organização do seu dia não é exceção. Saiba o que pretende para as próximas horas de trabalho: com quantos clientes quer conversar, quantas vendas quer fazer ou quais são os mais importantes. Tudo deve ser definido, para que no final consiga fazer um balanço do seu dia.

Quais são os clientes que não compraram na minha visita anterior?

É importante conseguir vender mais aos seus clientes habituais, mas também é importante que consiga criar novos interessados. Tente perceber quais foram as pessoas que não compraram na sua última visita e converta esses clientes em mais vendas.

Que atitudes positivas vou ter hoje?

Seja positivo. Esse é um ponto importante que também deve fazer parte da organização do seu dia. Sorria e dê aos seus clientes motivos para comprarem o que vende. Uma atitude positiva torna os seus clientes mais felizes e sucessivamente mais propícios a adquirirem produtos.

Como está o meu desempenho perante os objetivos mensais?

Como referi antes, o seu sucesso resume-se, praticamente, a números. Antes de começar qualquer dia, tente perceber como tem sido a sua performance até agora. Tem conseguido chegar onde pretendia? Que género de clientes têm comprado mais? Está dentro dos prazos definidos? Ao saber como está a ser o seu mês, conseguirá também saber que estratégias deve adaptar.

Tenho situações pendentes para resolver?

De um dia para o outro é normal que fiquem situações pendentes. Elas devem ser resolvidas o mais rápido possível, de forma a evitar que se prolonguem demasiado. Insira este ponto na organização do seu dia. Grande parte do sucesso das vendas está na sua organização. Só com metas, números e rotinas conseguirá atingir bons resultados. E você, quais são as suas rotinas de vendas? Que hábitos ajudam-no a vender mais? Abraço!