e-muito-cedo-planear-para-2021-sim-ou-nao (3)

É Muito Cedo Para Planear Para 2021, Sim Ou Não?

Sim e não. 

Sim, caso só queira viver o curto prazo e gerir as notícias e previsões diárias. 

Não, é a altura ideal para começar a planear 2021, porque gosta de visualizar o que quer fazer no próximo ano. Onde, independentemente, das condicionantes externas que não controla, quer continuar a utilizar da melhor forma as múltiplas capacidades, e com isso alcançar bons resultados para a sua empresa e a sua vida. 

Mas se à data de hoje ainda não temos a certeza de como vai ser o inverno de 2020/21, se vai vir uma segunda vaga mais forte de Covid19 e qual o impacto nas nossas empresas e nas nossas vidas, então o que devemos fazer? 

Não sei a 100%. Mas acredito que pode vir, não sei em que momento específico, se no inverno, se na primavera, mas vai vir. E com base no que já aconteceu em 2020 e com tudo o que vivi e aprendi, para a próxima vez que for confrontado com um cenário semelhante, quero estar preparado para responder mais rápido e de forma mais segura a: 

  • Como vai ser a vida dos meus clientes numa próxima situação de estado de emergência e de calamidade? 
  • Perante esses cenários qual pode ser o meu papel como fornecedor, parceiro, amigo? 
  • O que tenho de fazer na minha empresa para garantir a minha equipa o mínimo de condições possíveis? 
  • Como vai ser o dia a dia da minha empresa? 
  • O que cada um vai ter de fazer? 
  • Quais os detalhes da função de cada pessoa? 
  • Quais os recursos materiais, monetários e emocionais que temos de gerir como empresa, por departamento, por pessoa? 

À medida que estou a escrever estou a recordar-me de uma frase que ouvi do Joni Galvão quando ele entrevistou o Amyr Klink (um dos melhores exploradores modernos), “se o mar está calmo, cuidado, algo está para vir”. 

Estamos quase a entrar nos últimos 90 dias de 2020 e 365 novos dias estão para vir. Acredito que se estivermos atentos ao que estamos a viver diariamente e igualmente visualizarmos a médio prazo o 2021 já estamos a pensar, visualizar e agir com base num plano, e quando temos um plano tudo fica mais fácil, porque temos uma referência. 

Vão existir desvios, retrocessos e avanços? Sim vão e muitos, mas a vantagem de ter o plano é que temos pontos de referência e tomamos decisões mais conscientes, com base no que queremos abdicar e ganhar. 

Começar já a pensar em 2021 não é condição obrigatória para termos mais Sucesso em Vendas, mas é um fator diferenciador para quem: 

  • Vive e analisa o presente, 
  • Adapta e implementa estratégias e ações de curto prazo, 
  • Tem uma visão mais à frente e quer estar vivo e alimentar de forma consciente a sua mente e da sua equipa com a oportunidade fantástica de estarmos vivos, com trabalho e contribuindo para uma vida melhor no nosso mundo. 

Não sabes como planear 2021? Preenche o formulário abaixo e vê como te podemos ajudar!

Bons planos para todos, com um abraço em modo PDCA*

Pedro Ruivo – Crazy Sales Officer

INTERESSADO EM MELHORAR AS SUAS VENDAS?

Preencha o formulário e a nossa equipa entrará em contacto.

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment