Zappos: o exemplo de como tratar bem o cliente.

O cliente é e sempre será, a razão pela qual deve trabalhar durante o dia a dia. É para ele que melhora os seus resultados, é para ele que melhora o atendimento, é para ele que melhora o produto. Saber como agradar as pessoas que compram um produto é essencial para atingir os objetivos propostos. No mercado, existem poucas empresas que podem orgulhar-se tanto de tratarem bem os seus clientes como a Zappos. O negócio desta empresa é apenas um: vender sapatos. Mas eles não se contentaram em criar apenas um site e vender sapatos. Eles querem muito mais. Querem que o cliente fique espantado com o que compra, que sinta vontade de adquirir um novo produto.

Conseguir ter uma cultura empresarial como a da Zappos é algo fantástico. Por isso, decidimos hoje partilhar alguns dos conceitos desta empresa que tem sido considerada um exemplo tanto no mundo on-line como off-line.

– Entregue um “UAU” através dos seus serviços. Esta empresa não quer entregar apenas sapatos. Eles pretendem entregar felicidade aos seus clientes. E este é um fator muito importante. Quando vender algo aos seus clientes, não entregue apenas produtos, entregue felicidade.

– Conduza as mudanças. A Zappos tem sido pioneira nesta indústria e tem tentado sempre estar um passo à frente da concorrência. Faça o mesmo: lidere o seu mercado!

– Crie diversão. Mais do que tentar vender um produto, é importante deixar o cliente satisfeito e contente pela sua compra. Nada melhor do que um sorriso ou uma frase divertida para alegrar o dia do cliente. Siga o exemplo de Richard Branson!

– Seja aventureiro e criativo. A criatividade é uma excelente forma de destacar-se da concorrência. Vendas e criatividade devem andar lado a lado.

– Procure sempre o crescimento e a aprendizagem. Aprenda sempre e renove os conhecimentos constantemente. Estudar deve fazer parte do dia a dia de qualquer vendedor.

– Crie relacionamentos honestos através da comunicação. Comunicar bem com o cliente é meio caminho andado para a venda. Mas seja honesto e sincero durante essa mesma comunicação. No fundo, seja você mesmo.

– Crie uma equipa positiva e um bom espírito de equipa. Sozinho jamais conseguirá chegar ao sucesso. Crie uma equipa positiva ao seu lado e trabalhem em conjunto.

– Faça mais com menos. Saber aproveitar os seus recursos é importante. Seja criativo também na forma como gere as suas possibilidades.

– Seja apaixonado e determinado. Transmita essa sua paixão ao cliente. Só assim ele poderá comprar os seus produtos.

– Mantenha a humildade. Independentemente dos seus resultados, é importante que mantenha a humildade sempre. Só assim poderá continuar a vencer.

Abraço e boas vendas!