4 Truques simples para causar uma boa primeira impressão
Já falamos no artigo anterior sobre formas de aumentar a credibilidade e hoje voltamos a abordar um tema super importante nas vendas: a primeira impressão. Ela é fundamental, especialmente para quem passa muitas horas do seu dia na rua e precisa de estar em contacto com muitas pessoas ao mesmo tempo.
E como grande parte do primeiro contacto é físico, o primeiro conselho que transmitimos é que você se sinta bem fisicamente. Mostrar frescura física e estar bem apresentado é fundamental. Por outro lado, se você estiver mal vestido ou com um aspeto cansado, a confiança do comprador desce exponencialmente.
O segundo passo para causar uma boa primeira impressão é enviar sinais claros para a outra pessoa, de que você está confiante e seguro daquilo que está a dizer. Para conseguir fazê-lo é necessário que treine antes, treine ao espelho ou em frente a um colega da sua equipa. Preparação é a chave.
O aperto de mão é outro passo fundamental. Não o faça com demasiada força, mas também não o aperte de forma demasiado relaxada. Seja firme e transmita confiança, olhando nos olhos da outra pessoa.
Por fim, a pontualidade. Se quiser estragar o seu primeiro encontro, a melhor forma de o fazer é chegando atrasado. Para evitar esse problema, cumpra uma regra muito simples: chegue 15 minutos antes desse encontro. Dessa forma, evitará as desculpas habituais como “não sabia o caminho” ou “estava muito trânsito”. Normalmente, os 15 minutos evitam esse género de situações.
E você, que hábitos costuma ter para causar uma boa primeira impressão?
Abraço