2013-04-maus-lideres

5 erros mais comuns que os líderes cometem

5 erros mais comuns que os líderes cometem

Ser líder não é tarefa fácil, e por isso é comum vermos alguns líderes a cometer erros que acabam por gerar maus resultados, são princípios comuns e que devem ser evitados. No nosso artigo, vamos falar sobre alguns maus passos que pode estar a seguir e como isso poderá estar a prejudicar o seu negócio.

1. Elogios em público vs reprimir em público

Existe uma regra de liderança muito simples que alguns líderes acabam por se esquecer: os elogios em público. Por norma, os bons líderes elogiam em público e deixam os pontos menos positivos para serem corrigidos em privado. Já os maus líderes não se preocupam com a situação e tanto elogiam como criticam em público.

2. Falta de proximidade

Ser um líder é sinónimo de fazer com que a sua equipa sinta que você é um deles. No entanto, os maus líderes colocam muitas vezes o seu ego acima da sua equipa, criando uma distância que prejudica o relacionamento. Você tem mantido a proximidade com a sua equipa?

3. Falta de partilha de histórias

Mostrar à sua equipa que eles são capazes é importante para gerar motivação. E essa motivação consegue-se através da partilha de histórias. Os bons líderes gostam de contar histórias de sucesso. Por outro lado, os maus líderes guardam as boas histórias para si e não partilham com a sua equipa. Estão a perder aí uma excelente oportunidade de aumentarem a motivação das suas “tropas”!

4. Maus resultados

Em alguns momentos a sua equipa vai estar perto de ter um mau resultado. E nesse caso, o que você faz? Deixa ela ter o mau resultado e depois repreende-os? Ou pelo contrário, ajuda-os para que esse mau resultado não chegue, ou se chegar, retirar as lições para não voltar a ocorrer? Os bons líderes tomam sempre esta última opção.

5. Dar ordens, não delegar

Existe uma grande diferença entre dar ordens (“faz isto faz aquilo”) ou delegar tarefas (“tens estes passos a seguir e agora o resto é contigo”). Os maus líderes adoram dar ordens porque não confiam nas pessoas que trabalham consigo e acham que apenas eles fazem tudo certo. Por outro lado, os bons líderes delegam tarefas e deixam a sua equipa evoluir com o aumento de experiência.

E você, concorda com estes pontos? Tem sido um bom líder?

Abraço

Tags: No tags

Comments are closed.