2013-08-motivacao

Estratégias para se manter motivado mesmo quando tudo dá errado

Existem dias ou semanas que parecem uma autêntica tortura. Tudo dá errado, as suas ideias não batem certo e os clientes parecem recusar tudo aquilo que você lhe está a oferecer. Nesses momentos é muito complicado manter a motivação e a vontade de conseguir bons resultados. A única opção naquele momento parece ser esperar que tudo passe e que volte à normalidade.

Porém, ainda existe a possibilidade de ultrapassar esse momento com um atitude proativa, trabalhando de forma afincada para que tudo mude. Se você é adepto desse método, preste atenção às próximas linhas pois vamos partilhar consigo algumas estratégias que vão ajudá-lo a manter-se motivado mesmo quando tudo der errado. Vejamos o primeiro passo:

1. Tenha um compromisso com a excelência

Quando tudo o que é feito dá errado, a tendência é descer a exigência, de modo a tornar a decepção um pouco menor. Porém, esse hábito apenas leva a um decréscimo da motivação, visto que com menos exigência a tendência será para trabalhar cada vez pior. Quando sentir que tudo dá errado, tente superar as expectativas. Experimente fazer algo diferente. Um simples acerto nesta parte faz com que a sua motivação dispare.

2. Lembre-se dos seus pontos fortes

Por mais erros que uma pessoa cometa, ela terá sempre os seus pontos fortes. Durante esse dia, experimente lembrar-se de cinco características suas que o tornam único e que fazem de si um excelente profissional.

3. Não pare

Parar só aumenta a desmotivação. Então a melhor forma de dar a volta a este ciclo menos positivo é fazer algo mais, para acelerar todo o processo. Tente perceber o porquê de tudo estar mal e se a culpa não for sua, resta-o continuar a trabalhar afincadamente para que tudo regresse à normalidade.

4. Analise o seu dia

Quando chegar ao final do dia, coloque numa lista tudo aquilo que você fez. Se fez muita coisa, certamente sentirá uma maior motivação. Se concluiu poucas tarefas, tem aí um bom motivo para motivar-se a melhorar os resultados durante o dia de amanhã.

5. Olhe para alguém que o inspira

Certamente você tem um ídolo ou alguém que o inspira diariamente. Quando tudo estiver a dar errado, olhe para esse ídolo e leia sobre o seu percurso. Uma simples leitura na web será suficiente para conhecer mais alguns dos seus feitos e perceber, que em algum momento da sua vida, ele também atravessou dificuldades.

6. Olhe para quem está à sua volta

Por vezes, olhar para um ídolo não é suficiente. É necessário pensar em alguém mais próximo, quer seja a sua mulher, o seu marido ou os seus filhos. Pensar que você, enquanto profissional é uma inspiração para essas pessoas, certamente vai ajudá-lo a manter-se mais motivado. Pense em pessoas queridas e certamente ganhará novas forças!

E você, o que faz para melhorar a sua motivação?

Abraço

INTERESSADO EM MELHORAR AS SUAS VENDAS?

Preencha o formulário e a nossa equipa entrará em contacto.

Tags: No tags

Comments are closed.