2013-05-lider-autentico

O que são líderes autênticos e como ser um?

O que são líderes autênticos e como ser um?

O que são líderes autênticos e como ser um?

Existem várias tipos de liderança. Existem aqueles líderes que estão apenas focados no seu trabalho, outros, que lideram pelo exemplo, enquanto outros são mais metódicos e estão apenas focados nos números. Porém, existe um tipo de líder que tem conseguido maior destaque ao longo dos últimos anos. Estamos a falar dos líderes autênticos.

Você muito provavelmente conhece um ou até já teve oportunidade de ser liderado por um deles. Mas para perceber exatamente do que estamos a falar, o melhor mesmo é conferir algumas das características dos líderes autênticos.

1. Os líderes autênticos são autoconscientes

Apesar de estarem constantemente motivados e focados nos resultados, os líderes autênticos têm plena consciência das suas limitações e dificuldades. Eles, por norma, não têm duas caras. As suas atitudes com os membros da sua equipa são as mesmas com os clientes ou quando está em público. Eles, por norma, não escondem os seus erros ou as suas fraquezas.

2. Focam-se em resultados

Os resultados para eles são tudo, mas não os buscam por dinheiro ou ego. Eles fazem isso para que a sua própria vida ou empresa tenha um sentido. Para eles, sem resultados não existe motivo para sair da cama e tentar mudar o mundo.

3. Liderança com o coração

Como autênticos que são, o coração é a sua principal “arma”. É a partir daí que eles agem e reagem. Eles não têm medo de mostrar as suas dificuldades e de se ligarem com os membros da equipa pelo coração. Muitas vezes até saem mal por causa disso mas eles sabem que essa é a única forma de liderança que eles conhecem. Apesar de muito comunicativos eles não são “suaves”. Exigem e tentam retirar a melhor capacidade da sua equipa, sempre utilizando o “coração” como fonte de motivação.

4. Pensamento a longo prazo

Os líderes autênticos querem resultados já, mas não esquecem o futuro. O motivo para trabalharem todos os dias é só um: mudar o mundo. E para isso eles sabem que precisam de resultados mas principalmente precisam de resultados a longo prazo, pois apenas esses ficam para a história.

Como ser um?

Em primeiro lugar um líder autêntico nasce autêntico. Não existe qualquer transformação possível. Porém, se você for uma pessoa que até trabalha mais com o coração do que com a mente (até um certo ponto), experimente ser mais autêntico no seu dia-a-dia e analise os resultados. Pode estar aí o segredo para uma liderança eficaz na sua empresa.

Até já!

Tags: No tags

Comments are closed.