Este website usa tecnologias, como Cookies, de forma a personalizar a publicidade que vê. Porque a sua privacidade é importante para nós, estamos a pedir a sua autorização para usar estas tecnologias.

Aceitar

Quer falar connosco?Clique aqui

Tenha acesso a novidades e informações exclusivas

BLOG

10 Técnicas Infalíveis para Perder Vendas

3 de Março de 2020
por Sucesso Vendas Portugal
10-tecnicas-infaliveis-para-perder-vendas

Todos sabemos que a área comercial não é fácil e muitas vezes acabamos por cometer erros que nos levam a perder vendas! Às vezes é bom virar o pensamento ao contrário e ver as coisas por outro prisma. Então hoje, decidi partilhar consigo 10 técnicas infalíveis para perder vendas que não aconselho por em prática, a não ser que queira ser despedido! 

1ª Técnica para perder Vendas: Não sorria/ Não crie empatia.

Sorrir para quê?  Nem sempre está nos seus melhores dias, há dias que está mais cansado, ou não está tão focado e isso pode acontecer a qualquer pessoa e o cliente tem de entender. Você não é obrigado a estar sempre com um sorriso na cara, não é verdade? É da maneira que não se chateia e se o cliente não gostar e não sentir empatia consigo, paciência venda a outro!

A minha dica para perder vendas é: não sorria e esteja “com má cara” dessa forma vai afastar os seus clientes e perder muitas vendas!

 

2ª Técnica para perder Vendas: Fale muito e não oiça o cliente.

Há dois tipos de vendedores os que falam muito e os profissionais! Se tem medo dos seus clientes e não consegue responder às suas perguntas falar muito é a solução! Se falar muito, não tem de ouvir o cliente, saber quais são os seus problemas e perceber as suas necessidades. Ouvir o cliente para quê? Apresente-lhe logo todos os seus produtos e está feito! Os vendedores são pagos para falar não é para ouvir!

A minha dica para perder vendas é: não deixar o seu cliente falar! Não oiça o cliente, apresente-lhe todos os seus produtos e ele que escolha. Não é preciso adequar os produtos às necessidades do cliente, assim até é mais fácil e faz todas as vendas da mesma forma! Além disso, se falar muito o cliente vai se fartar e vai embora e desta forma não tem de se preocupar mais!

 

3º Técnica para perder Vendas: Não ofereça uma venda personalizada.

O cliente dizer o que pretende ou não é igual! Não precisa de ser exclusivo e dar-se ao trabalho de personalizar cada venda, se pode vender o mesmo produto a todos. É bem mais fácil, não é? O cliente que faça o seu trabalho, veja todos os seus produtos e escolha o que mais se adequa a ele. E se quiser alguma coisa diferente pode sempre ir comprar a outro lado!

A minha dica para perder vendas é: não faça vendas personalizadas! Venda a todos o mesmo. Nem se dê ao trabalho de adequar os seus produtos a cada cliente, é uma perda de tempo! Já o Henry Ford dizia que todos podem ter um carro desde que seja preto, e teve sucesso não teve? 

 

4º Técnica para perder Vendas: Desistir cedo demais.

O Cliente ou quer ou não quer! Se ele diz que não quer, o que pode fazer? Outro vai aparecer. O seu trabalho como vendedor não é entender e acompanhar o cliente é apenas mostrar-lhe os produtos! Se o cliente não gostar do seu produto, não tem de ter o trabalho de ouvir as razões pelas quais ele não gosta e de perder tempo a mostrar-lhe como os seus produtos são bons! 

A minha dica para perder vendas é: desista! Preocupar-se em acompanhar e ajudar o cliente é para vendedores profissionais, o pior vendedor do mundo não se dá a esse trabalho! Ponha em prática esta técnica que sem dúvida que vai perder muitas vendas!

 

5ª Técnica para perder Vendas: Ofereça descontos com facilidade.

Não precisa de definir um desconto mínimo e um desconto máximo, desde que venda, o valor que faz no desconto pouco importa! Se pode usar o desconto para lhe facilitar a venda, para quê dar o preço base do produto se pode dar um muito mais baixo? Assim, tem a certeza de que o cliente leva o produto! Mesmo se oferecer o desconto sem ganhar nada em troca, ao menos vendeu, e isso é mais importante, não é? Se você e a empresa ganharem menos, ou se não seguir as regras de descontos da empresa não interessa!

A minha dica para perder vendas é: dê descontos! Se eles existem são para se dar, e assim garante que nem perde tempo nem perde o cliente. As empresas até podiam passar a descontar esse dinheiro no ordenado dos vendedores que dão muitos descontos, o que lhe parece?

 

6ª Técnica para perder Vendas: Não tenha respeito pela concorrência.

Nas vendas não é preciso ter respeito pela concorrência, eles são os seus inimigos! Era tudo tão mais fácil sem eles, tinha muito menos trabalho, não tinha de se preocupar com nada, fazia sempre o mesmo e dessa forma não evoluía enquanto pessoa nem enquanto vendedor.

A minha dica para perder vendas é: não respeite a sua concorrência, eles dão trabalho, causam ansiedade e tiram clientes! Era tão melhor se eles não existissem!

 

7ª Técnica para perder Vendas:  Não conheça os seus produtos, se lhe perguntarem alguma coisa vá ao Google.

Não conhecer os seus produtos é uma das melhoras técnicas que pode aplicar para perder vendas. Se o cliente lhe perguntar alguma coisa sobre o produto vá ao google. Não vai estar a estudar os seus produtos se, nos dias de hoje, os clientes já podem ver isso tudo no google e nas redes sociais. Quando ele perguntar pode ir pesquisar na hora. O cliente até pode perceber que não conhece o produto que está a vender, e desconfiar, mas não faz mal, se ele estiver mesmo interessado depois de ir à Internet e ver tudo o que quer de certeza que vai comprar, pode é ser na concorrência…

A minha dica para perder vendas é: não conheça o seu produto! O cliente vai sentir o desinteresse, ver que não é assertivo e de certeza que assim não vai vender!

8ª Técnica para perder Vendas:  Não devolva os telefonemas.

Se o cliente realmente quiser comprar manda email ou liga para a empresa e faz a encomenda diretamente! Não é preciso devolver as chamadas, se não pode atender, o cliente tem de ter noção disso, se realmente quiser comprar ele arranja outra solução! Você não precisa de se preocupar em retornar as chamadas caso não consiga atender.

A minha dica para perder vendas é: caso não possa atender a chamada não a devolva, se o cliente ligou a primeira vez, liga a segunda e assim dá oportunidade ao cliente para encontrar outro vendedor, os outros também merecem vender!

 

9ª Técnica para perder Vendas: Maltrate ou ignore o cliente.

Não tratar bem os seus clientes é uma ótima estratégia para perder vendas! Se escolheu a área comercial é porque não gosta de pessoas, então, não é obrigado a tratar bem os clientes, a ouvi-los, a respeitá-los ou a entendê-los, se quisesse isso tinha ido para outra profissão! A boa educação é só um pequeno detalhe que não é necessário para vender!

A minha dica para perder vendas é: maltrate os seus clientes! Eles às vezes também não o tratam da melhor maneira, então também os pode tratar assim!

 

10ª Técnica para perder Vendas: Seja vidente.

Já está na área das vendas há tanto tempo que já consegue, de certeza, antecipar se o cliente vai ou não comprar!  Basta olhar para o que se passa no mundo à nossa volta que percebemos logo que tudo é previsível! Para dar a solução que o cliente quer, não precisa de ouvi-lo nem de perceber as suas necessidades, como já o conhece percebe logo o que ele quer.

A minha dica para perder vendas é: seja vidente e adivinhe o que o seu cliente quer! Se há pessoas que ganham a vida a ser videntes você também pode aplicar isso na área das vendas. Advinhe o que o cliente quer e depois fica do lado dele se quer comprar ou não!

Com todas estas técnicas que partilhei consigo tem tudo para ser o pior vendedor do mundo, agora é só pôr em prática e garanto que será despedido!

Quer evoluir os resultados de vendas na sua empresa? Preencha o formulário abaixo, e entre em contacto connosco para perceber como o podemos ajudar a evoluir resultados de vendas na sua empresa.

Abraço e continuação dos maiores Sucessos,

Pedro Ruivo - CSO - Crazy Sales Officer

Pedido de Contacto:

* indicates required

Aceda à nossa política de privacidade aqui.

Poderá deixar de receber emails nossos a qualquer altura, basta clicar no link que aparece no rodapé dos emails que diz remover.

0 comentários