2012-12-mourinho

5 atitudes que os líderes de sucesso fazem

5 atitudes que os líderes de sucesso fazem

Certamente, muitas vezes terá se questionado o que fazem os líderes de sucesso para que os colaboradores gostem tanto deles. Afinal, o que leva alguns atletas do José Mourinho a dizerem que iam com ele “até à morte”? Fazer com que um membro da equipa goste tanto do seu líder é uma tarefa árdua, que vai muito além da relação habitual entre empregador e trabalhador. Para desmistificar um pouco esta situação, hoje vamos dar a conhecer cinco conselhos que deve seguir caso pretenda ter uma equipa que o siga para qualquer lugar:

– Peça ajuda: Os bons líderes pedem ajuda. Eles sabem que esta é uma excelente forma não só de motivar a sua equipa, mas também de mostrar que querem colaborar no projeto. No fundo, é necessário demonstrar que você também é humano. Mas atenção: peça apenas quando necessita realmente de ajuda. Pedir por pedir não vale a pena.

– Dê atenção: Os líderes normalmente andam muito ocupados e esquecem-se de dar atenção às pessoas que os acompanham. Compreendo que a sua produtividade seja algo importante, mas se quiser fazer evoluir a sua equipa necessita de dar-lhes atenção. Pergunte como estão as suas vendas, se precisam de ajuda ou peça conselhos.

– Cuidado com os erros: As pessoas que trabalham consigo vão cometer erros mais tarde ou mais cedo. E é nesse momento que eles vão precisar de mais apoio. Ninguém gosta de cometer erros e quando isso acontecer com um membro da sua equipa, ajude-o a encontrar uma solução. Alerte-o para o erro mas faça um comentário construtivo. Chamar a atenção por chamar apenas vai prejudicar a vossa relação.

– Dê elogios inesperados: Isso mesmo, você leu bem. Por vezes, um elogio inesperado pode fazer milagres. Imagine que um membro da sua equipa está a realizar uma tarefa mas ainda não está a fazê-lo 100% como você pretende. Não tem problema. Dê um elogio e indique pouco depois o caminho que ele deve seguir para melhorar ainda mais.

– Dê-lhes iniciativa: Uma das grandes diferenças das grandes empresas é que elas dão oportunidade aos seus colaboradores de seguirem os seus projetos e ideias. Ele acha que algo pode ser bom para a empresa? Ótimo, deixe-o experimentar. Se der certo, a equipa fica a ganhar. Se não der certo, a equipa aprende algo. Todos ganham. Como é óbvio, nem todas as ideias deve ser aceites mas por vezes os líderes acabam por rejeitar ideias que até poderiam dar certo apenas porque foi o colaborador a sugerir.

Abraço

Tags: No tags

Comments are closed.