Como conseguir que os clientes gostem de nós?

A pergunta do título certamente já terá surgido na sua cabeça. Afinal de contas, todos os vendedores querem agradar os seus clientes. Mas para isso, precisam de saber o que esses mesmos clientes querem. Mas como o conseguir? Quais são os passos que os vendedores devem seguir para agradar aos seus clientes?

Em primeiro lugar o vendedor deve tentar compreender aquilo que o cliente quer. Os primeiros minutos são essenciais para ouvir muito e falar pouco. Só assim poderá saber o que o cliente quer de modo a que, mais tarde, possa satisfazer os desejos daquele futuro comprador. E é neste ponto que muitos profissionais erram, optando por falar mais do que ouvir durante os primeiros momentos.

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O segundo passo é tentar perceber aquilo que o vendedor e o cliente têm em comum. Perceba isso pelo seu sorriso, pela sua expressão. Tente encontrar um assunto em comum entre ambos para que possa existir uma ligação entre os dois. Caso contrário serão dois corpos estranhos, onde um tenta comprar e outro a tenta vender.

O terceiro passo é demonstrar empenho em ajudar o cliente. Ninguém gosta de falar com um vendedor que está desmotivado e sem vontade de vender. Pense: o que você faz de diferente do catálogo da empresa? Do expositor? Qual é o valor que pode acrescentar àquele produto? É nisso que tem de pensar quando está em contacto com o cliente!

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E por último, seja honesto. Os clientes gostam de vendedores honestos. Mesmo que aquele produto não seja aquilo que o cliente está à procura, seja sincero com ele e tente ajudá-lo de outra forma. O vendedor tem de ser, acima de tudo, uma pessoa prestável. E só sendo honesto poderá criar uma ligação de longo prazo. Afinal de contas, os bons vendedores não estão preocupados apenas com os números, eles focam-se em conseguir manter o cliente por muitos e muitos anos ligado à empresa. Os números acabam por ser consequência do bom trabalho.

Até já e boas vendas!