michael-porter

Como Michael Porter vê o futuro!

Quem é da área de gestão, marketing e vendas decerto já ouviu falar de Michael Porter, o pai da estratégia mundial. Depois de ler inúmeros livros dele, este ano tive a oportunidade de o ver ao vivo, e por isso, decidi partilhar o que de mais importante retirei desse dia.

O Michael Porter centrou a sua apresentação sobre a transformação digital e a importância de compreendermos como vai ser a ligação entre nós Humanos e o digital. A realidade é que nos dias de hoje temos de estar muito atentos ao contexto porque ele está permanentemente a mudar e isso exige-nos fazer novas escolhas e definir novas oportunidades de forma mais rápida. Partilho abaixo algumas das considerações deixadas pela Michael Porter:

1- Cada vez mais há robots e automação, logo, é necessário compreender como interagir com eles – Hoje em dia cada vez mais temos automação, ou seja, um sistema de processos automáticos, que facilita tarefas, quase sempre sem a interferência Humana. Porter deu o exemplo da John Deere, que já tem tratores que plantam e que recolhem, ou seja, hoje já não é apenas um equipamento, mas sim um equipamento que integra vários processos e faz várias tarefas de forma autónoma. E com toda esta evolução cabe a nós humanos percebermos como vamos viver nesta realidade, com estas transformações e qual o nosso papel.

2- A adaptação do humano com o digital já não é física é digital- Como disse anteriormente, temos de nos adaptar a esta nova realidade. No mundo real trabalhamos com os nossos 5 sentidos enquanto que no digital está tudo no ecrã a forma como os sentidos são estimulados é diferente, logo é necessário aprender a trabalhar com o digital para ter o impacto desejado.

3- O futuro vai ser a realidade aumentada- A realidade aumentada é uma experiência interativa de um mundo real, ou seja, é uma tecnologia que permite que o mundo real seja misturado com o mundo virtual, como por exemplo, no Pokémon Go, jogo que causou grande impacto. Neste, as personagens do jogo devem ser capturadas e é como se estas estivessem de facto dentro do ambiente real, é proporcionada uma nova visão do espaço físico onde aparecem estas criaturas. Esta experiência interativa criada num mundo real é um claro exemplo de Realidade Aumentada. Algo que achei bastante interessante foi, em 2018 ouvir Michael Porter dizer que o futuro vai ser a realidade aumentada quando o português António da Câmara, já falava nisto em 2000.

Esta evolução digital está a revolucionar o mundo e por isso Porter levantou salientou 2 pontos sobre as competências humanas perante esta transformação digital, concluindo que:

1-Estamos a acompanhar – Nós Humanos estamos a criar novas competências para acompanhar esta revolução digital. Porque o robot até pode ficar e evoluir mas por enquanto ele precisa de ser programado e para ele ser programado precisa dos humanos.

2-Continuamos a ganhar esta batalha – Nós Humanos somos mais criativos, somos mais flexíveis e quando fazemos alguma coisa temos a capacidade de olhar para o lado e fazer outra ação de forma preventiva, enquanto o robot é programado para fazer só uma coisa.

Para concluir, com Michael Porter percebi que o importante no nosso presente e futuro vai ser esta integração com a realidade aumentada e esta vai fazer de nós “Super-Humanos”, ou seja, se nós quisermos aprender, o desafio é percebermos como vamos adaptar as nossas vidas à realidade aumentada.

Boa semana com muito Sucesso em Vendas!

INTERESSADO EM MELHORAR AS SUAS VENDAS?

Preencha o formulário e a nossa equipa entrará em contacto.

Tags: No tags

Comments are closed.