Como os vendedores podem conquistar os clientes mais difíceis

Todos os vendedores, mais tarde ou mais cedo, vão enfrentar clientes difíceis. Ninguém escapa a isso. Vai existir sempre aquela pessoa que parece fazer tudo para complicar o seu dia de trabalho. A opção mais fácil, nestes casos, é reclamar do cliente, dizer que ele é que complica a sua vida, etc.

Acredito que até tenha alguma razão nesse aspeto, mas os bons vendedores não se deixam levar pela tendência da situação. Eles são mais perspicazes e tornam uma situação problemática, em algo que pode gerar bons resultados para o seu negócio. O primeiro passo para tornar um cliente difícil num satisfeito é perceber que ele, acima de tudo, está interessado naquilo que você pretende vender. Pode não demonstrá-lo da forma mais simpática, mas foi o seu produto ou serviço que ele escolheu. Por isso, aproveite esse fator.

Depois de perceber esse diferencial, chegou o momento de perceber o que ele valoriza. O que faz com que o seu cliente queira comprar consigo e não com um concorrente seu? Perceba o que ele mais gosta e fique mais próximo de deixá-lo satisfeito.

Por último, mas não menos importante, repare quando ele sorri. Isso mesmo: um simples sorriso pode alterar o vosso relacionamento. A partir do momento que ele demonstra alguma satisfação, significa que é isso que ele está à procura, que é isso que o faz feliz. Então, enquanto bom vendedor, cabe a si fazê-lo sorrir mais vezes, tornando um cliente insatisfeito no seu melhor consumidor.

Abraço!