2012-09-Lei-de-pareto

Como utilizar a Lei de Pareto para ser mais produtivo e vender mais.

Como utilizar a Lei de Pareto para ser mais produtivo e vender mais

Como utilizar a Lei de Pareto para ser mais produtivo e vender mais.

Para conseguir aumentar as suas vendas, é importante que se foque naquilo que é realmente importante no seu dia a dia. Ficar a perder tempo com tarefas menos importantes pode ser um fator para chegar ao final do dia e não ver os resultados pretendidos. Para conseguir concentrar-se naquilo que é mais importante para si, hoje vamos dar a conhecer a Lei de Pareto ou também conhecido como o princípio 80/20. Esta teoria foi criada pelo economista italiano Vilfredo Pareto.

Esta lei diz que 80% das consequências advêm de 20% das causas. Para ele, 80% dos negócios de um vendedor vêm de 20% dos clientes; 80% dos nossos gastos vêm de 20% do que nós compramos e por aí adiante. Se fizer uma análise, verá que grande parte das coisas que acontecem na nossa vida seguem este princípio. Poderão variar 5 ou 10% mas por norma não fogem muito desta estatística. Aconselho que agarre num papel e analise alguns pontos como as despesas, ganhos ou tempo gasto nos negócios.

Mas qual é o interesse deste tema para um vendedor? Ao fazer esta análise, poderá encontrar vários pontos que estejam a torná-lo um profissional menos eficiente. Vamos analisar alguns deles:

sucesso em vendas

Clientes

Por vezes, não é necessários termos muitos clientes, mas sim um número que nos traga bastantes rendimentos. Se 20% dos clientes trazem 80% dos nossos rendimentos, deve ser nesses que deve apostar mais. Por vezes, focámo-nos apenas num grupo pode ser mais rentável do que estar a “disparar para todos os lados” sem quaisquer objetivos. O intuito desta lei é realmente esse: focar-se naquilo que mais interessa.

Sucesso nas vendas

Perceber como conseguiu vender ou como conquistou um cliente deve fazer parte da sua análise. Tente perceber como conseguiu atingir esse resultado, qual o método que utilizou ou quais foram os passos que seguiu. Ao fazer uma análise com a Lei de Pareto, tente entender como conquistou 80% dos clientes. Certamente fez passos em comum ou utilizou estratégias semelhantes para conseguir chegar a esse ponto.

Tempo

Enquanto profissional, chegar ao seu dia de trabalho e perceber o que fez mal e o que fez bem é extremamente importante. O “sumo” que foi retirado ao final do dia é que vai fazê-lo evoluir ou ficar estagnado. Com a Lei de Pareto, verá que 80% do seu tempo gasto será em 20% das suas tarefas. Mas agora faço uma questão: serão essas 20% das tarefas realmente importantes? Ou seja, esse 80% do tempo será que está a ser bem aproveitado?

Enfim, poderíamos ficar aqui a enumerar vários temas para analisar com a Lei de Pareto. Cabe a si saber o que quer analisar. Esta Lei dá para ser utilizada em inúmeras opções. Desafio-o a eleger cinco pontos da sua vida e utilizar esta lei como análise.

E você, já tinha experimentado a Lei de Pareto? O que achou desta teoria? Boas vendas!

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