2015-02-Jack-Ma-rejeitado

Da rejeição ao sucesso: 10 factos sobre o homem mais rico da China

Da rejeição ao sucesso: 10 factos sobre o homem mais rico da China

Qualquer Líder e Vendedor tem que lidar diariamente com uma palavra: o “não”. O não do cliente, o não do colega de equipa, entre muitos outros “não” que estão presentes na vida de qualquer profissional desta área.

Mas estão as respostas negativas diretamente relacionadas com falta de qualidade ou de empenho? Será que elas significam que o seu trabalho enquanto Líder ou Vendedor não está a ser bem realizado?

Jack Ma, o homem mais rico da China, mostra-lhe que…não! Durante o Fórum Económico Mundial, o fundador do Grupo Alibaba falou sobre a sua história de vida e contou tudo o que ele precisou fazer para atingir o sucesso.

E o que mais impressiona é a sua capacidade de ultrapassar os constantes “não” a que foi sujeito. Repare:

  1. Tentou uma vaga na polícia, mas acabou por não ser contratado
  2. Quando o KFC chegou à China, tentou um emprego na cadeia de restaurantes. Entrevistaram 24 pessoas e contrataram 23. Jack Ma foi o único a ser rejeitado
  3. Tentou entrar em Harvard…10 vezes! Em todas foi rejeitado
  4. Tentou entrar em 3 universidades no seu País. Em nenhuma delas conseguiu passar nos exames
  5. Não passou por duas vezes num dos principais testes infantis realizado na China
  6. Foi rejeitado em 30 propostas de emprego que concorreu
  7. Quando começou o site Alibaba, todas as pessoas diziam que o modelo de negócios dele não iria funcionar.

Inspire-se

Outro pormenor interessando de Jack Ma é que ele procurou sempre inspiração em Hollywood para ultrapassar as suas rejeições. “Eu amo o filme Forrest Gump. A personagem é uma pessoa simples, que não desiste nunca”, afirma. Para Jack, a mensagem do filme é clara: “simplicidade, nunca desista, acredite no que está a fazer, goste do que está a fazer, mesmo que os outros não entendam”.

Mas além da rejeição, o 21º homem mais rico do mundo ainda teve que ultrapassar outras dificuldades. Conheça algumas delas:

  1. Durante 9 anos ele ia diretamente para o principal hotel da cidade para conversar e guiar os turistas, de forma completamente gratuita. Ele fazia isso com um único objetivo: aprender inglês
  2. No início do Alibabá, o seu salário era quase inexistente. Por isso, durante os primeiros anos do seu projeto ele viveu com muito pouco dinheiro
  3. Apesar de ser dono de uma dos sites mais visitados do mundo, Jack Ma afirma que nunca escreveu uma linha de código e que usa o computador apenas para ir à internet e enviar emails. No entanto, este desconhecimento permitiu-lhe sempre testar a plataforma do ponto de vista do utilizador comum

Como posso aplicar este conhecimento na Liderança e nas Vendas?

A história de Jack Ma não serve apenas para inspirar pessoas. Ela é uma verdadeira aula sobre como persistir e não desistir. Enquanto Líder ou Vendedor, sempre que ouvir um não, lembre-se deste empresário chinês. Lembre-se que ele não foi rejeitado apenas uma vez: ele foi rejeitado dezenas de vezes!

E mesmo após anos e anos de rejeição, ele tornou-se num dos homens mais ricos do mundo.

No fundo, lembre-se da mensagem do filme Forrest Gump: simplicidade, nunca desista, acredite no que está a fazer, goste do que está a fazer, mesmo que os outros não entendam.

Na Sucesso em Vendas, treinamos a sua equipa de vendas para ultrapassar as adversidades do dia-a-dia. Saiba como podemos ajudá-lo aqui.

Boa semana, 

INTERESSADO EM MELHORAR AS SUAS VENDAS?

Preencha o formulário e a nossa equipa entrará em contacto.

Tags: No tags

Comments are closed.