2014-08-Rowley-Douglas-remo

7 lições de um medalha de ouro sobre o mundo dos negócios

Rowley Douglas, fundador da empresa CloudSense, é mais um exemplo flagrante de que a prática desportiva de alto nível pode ser um excelente impulsionador para melhorar o desempenho profissional.

Como forma de compartilhar esse conhecimento, o antigo membro da equipa britânica de remo escreveu um artigo onde ele conta as 7 coisas que aprendeu ao longo da sua carreira desportiva.

Vale a pena ler e reler!

1. O todo é melhor do que a soma das partes

“Todos têm os seus pontos fortes e fracos. E o trabalho em equipa ajudar a compensar essas limitações. Não existe qualquer problema em destacar pessoas pelo seu trabalho individual, mas isso torna-se muitas contra producente e faz com que alguns membros da equipa se sintam desconfortáveis.

O segredo é que todos puxem na mesma direção e perceber que todos são importantes para o sucesso”.

2. Independentemente ganhar ou perder, procure sempre um raio de sol

“Ninguém se propõe a perder, mas as coisas nem sempre acontecem como nós queremos. Se a cultura da sua empresa é atingir sempre o limite, então é necessário perceber que muitas vezes os objetivos não vão ser alcançados.

Quando os erros acontecem, em vez de tentar encontrar culpados, tente melhorar o processo de toda a equipa, identificar os marcadores positivos e oferecer um feedback construtivo. Cada situação tem um raio de sol, você só precisa de encontrar uma forma de melhorar para alcançar o próximo objetivo”

3. Os gerentes são treinadores e devem ser vistos como tal

“Se tem um chefe ou até mais do que um, é importante considerá-los como consultores que apenas querem o melhor de si.

Isso não significa que deve concordar com tudo, mas deve demonstrar que está a prestar atenção e tentar fazer algumas alterações de uma forma construtiva”

4. Use algum humor de for possível

“Se entregar uma crítica de uma forma alegre, será recebido de uma forma muito mais positiva. O humor não diminui a gravidade do feedback, mas ajuda a que ele seja aceite”

5. Não fique com o crédito daquilo que não é seu

“Trabalhos em equipa muitas vezes podem promover uma competitividade individual, o que não é algo negativo, mas pode trazer consequências menos positivas.

Uma maneira eficiente de precaver isso, é trabalhar de forma transparente, dando os méritos a quem realmente merece”

6. Assuma as responsabilidade e não dê desculpas

“Independentemente do seu patamar na empresa, seja sempre honesto. Isso não quer dizer que vai errar constantemente e vai estar sempre a pedir desculpas. Porém, seja sincero quando falha. Isso só vai aumentar a sua credibilidade perante a equipa”

7. Seja educado

“Parece simples e fácil, mas na sociedade tão repentina como temos, ser educado é algo raro. Pedir “por favor” e dizer “obrigado” podem ser suficientes. Tal como acontece no desporto, você não é obrigado a gostar de todos, mas é importante tratar as pessoas com respeito.

Promover um ambiente educado diminui a negatividade, o que acaba por aumentar a produtividade”

Nota: Rowley Douglas conquistou a medalha de ouro no jogos Olímpicos de Sidney, em 2000.

Boa semana, 

INTERESSADO EM MELHORAR AS SUAS VENDAS?

Preencha o formulário e a nossa equipa entrará em contacto.

Tags: No tags

Comments are closed.