Quer falar connosco?Clique aqui

Tenha acesso a novidades e informações exclusivas

BLOG

O que aprendi com Tom Peters no World of Business Ideas

12 de Novembro de 2018
por Sucesso Vendas Portugal

O Wobi – World of Business Ideas deste ano foi em Madrid, no passado mês de Outubro. Eu tive o privilégio de estar presente e partilho aqui alguns dos pontos altos e do conhecimento que trouxe nos 2 dias de evento.

Comecemos por Tom Peters escritor e economista americano, consultor e autor de vários livros entre os quais, o mais conhecido dele “In Search of Excellence”, e as suas 7 ideias base, essenciais num bom Líder:

  1. Fazer bem o básico – esta é uma ideia que também eu partilho e costumo usar muito com os meus clientes e equipa. As pessoas têm a tendência de querer mostra que são excecionais, que conseguem fazer algo que os outros não são capazes, mas muitas vezes esquecem-se de que antes disso é essencial fazer o básico muito bem feito. Porque sem o básico feito o extraordinário não se aplica. Por isso, antes de fazer coisas extraordinárias é essencial fazer o que é pedido muito bem feito.  
  2. Tão importante ou mais do que a estratégica é a logística – Muitas vezes centramos os nossos esforços em definir a estratégia, e dedicamos pouco tempo na definição da sua implementação, Tom Peters reforça que, tão importante ou mais do que a estratégia é a logística ou seja a forma como envolvemos os meios para atingir os objetivos, a capacidade de envolver os diferentes processos.
  3. Primeiro sempre as pessoas, depois o produto, depois a empresa, depois o serviço – Afinal de contas tudo é feito através das pessoas, se elas estiverem orientadas e motivadas, tudo acontece melhor.
  4. A minha vida profissional é a minha vida - Nós passamos a maior parte do nosso tempo a trabalhar e por isso essa é a nossa vida, e não apenas a nossa vida profissional, assim sendo é importante encontrar a felicidade no trabalho. Tom Peters refere que temos 2 grandes missões. Primeiro é ser feliz a trabalhar no que faço. Segundo, e se sou responsável por uma equipa, a minha outra missão é fazer a minha equipa mais feliz a trabalhar, dar-lhes condições para elas serem felizes no trabalho. Segundo o Tom Peters o trabalho tem de ser FUN (divertido).
  5. Permitir-se sonhar – Ter agenda é essencial, mas também é importante ter tempo para sonhar, e quando eu não tenho agenda eu sonho mais e divirto-me mais.
  6. Escutar mais – Estar mais presente, nesta era de um mundo competitivo e altamente dinâmico, escutar por vezes não é fácil. Ouvir até ao fim, para me enriquecer e entender de facto a mensagem que a pessoa quer transmitir. Tom Peters refere que as coisas boas da nossa vida não são feitas depressa, e convida a essa reflexão: O que tem de bom hoje na vida? E quanto tempo demorou essa conquista?
  7. Contrate pessoas simpáticas – Esta soft skill que segundo Tom Peters é fundamental nos dias de hoje. Num mundo cada vez mais tecnológico as características como a simpatia e empatia ganham peso. Hoje estamos habituados a ligar com tecnologia a toda a hora, e de facto o que diferencia os negócios quando existem pessoas, é a capacidade que elas têm de ser simpáticas e empáticas com os clientes, de se interessarem em prestar um bom serviço.

Termino esta minha primeira partilha com a frase que Tom Peters usou como resumo dos 36 anos de trabalho: “Hard is soft and soft is hard.”

Se quiserem ver o que aprendi com os restantes oradores cliquem no video abaixo:

 

Espero que tenham gostado da partilha, ainda este mês irei enviar novo texto com o que aprendi com Micael Porter e Daniel Goleman.

Se ainda não recebe as nossas comunicações por email, clique aqui, preencha com os seus dados e receba uma oferta.

 

Boa semana com muito Sucesso em Vendas!

Pedro Ruivo

CSO - Crazy Sales Officer

pedro.ruivo@sucessoemvendas.pt

Tlm/WhatsApp: 00351 93 114 59 50

 RECEBA OS NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS SOBRE VENDAS

0 comentários