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O que motiva a sua equipa? Com este diagnóstico vai ser mais fácil saber

No meu último email mostrei-lhe o que é ter uma Equipa de Vendas Hipermotivada. Ou melhor: uma Equipa Louca para Vender.

Era o máximo que a sua fosse assim, não era?

Mas como chegar lá? Como é que se transforma uma equipa “normal” – às vezes motivada, outras vezes não – numa equipa com a motivação sempre a bombar?

Quem me dera ter a fórmula mágica. Só que, assim como cada pessoa é única, cada equipa também é. O que motiva a equipa da Paula pode não entusiasmar a do Zé Maria.

Por isso, para motivar a sua equipa, a primeira coisa que precisa de fazer é estudá-la. Tirar-lhe as medidas em tudo o que tem a ver com a motivação.

Este é o tipo de análise que nós na Sucesso em Vendas fazemos no arranque de qualquer trabalho de motivação com uma Equipa Comercial. Para isso usamos uma ferramenta chamada Diagnóstico Motivacional de Equipa de Vendas.

A forma como aplicamos o Diagnóstico nos nossos clientes é bastante aprofundada. Mas a mesma ferramenta pode ser útil como um simples guia para uma reflexão individual do líder da equipa.

Por isso decidi partilhá-lo consigo. Aqui vai:

DIAGNÓSTICO MOTIVACIONAL DA EQUIPA DE VENDAS

  • O LÍDER
    1. Visão – Na sua opinião, como líder de equipa, o que é uma equipa de vendas motivada? Que referências, exemplos, histórias podem ilustrar essa visão?
    2. Atitude – Como é a sua atitude motivacional como líder da equipa de vendas?
    3. Prática – O que faz para motivar a sua equipa de vendas:
      • Todos os dias?
      • Todas as semanas?
      • Todos os meses?

  • A EQUIPA
    1. Grau de motivação individual – Pense em cada membro da sua equipa. Numa escala de 1 a 4 (onde 1 é nada e 4 é totalmente), como avalia o grau de motivação de cada um deles?
    2. Diferenças de motivação – Compare os resultados anteriores e relacione-os com os diferentes elementos da equipa. Como explica as diferenças de motivação entre eles?
    3. Picos de motivação – Lembre-se das situações em que já sentiu a equipa de vendas mais motivada. Que momentos são esses? Há fatores comuns? A que atribui esse pico de motivação?
    4. Momentos de desmotivação – Pense agora nas situações e momentos em que a equipa se desmotivou. Que momentos são esses? Identifique, como na resposta anterior, o que têm em comum e tente explicar o que acontece nesses momentos.

  • AS AÇÕES
    1. Ações que resultaram – O que já fez no passado para motivar a equipa e resultou positivamente, gerando mais motivação?
    2. Ações que não resultaram – O que já fez no passado para motivar a equipa e não resultou?
    3. Ações que poderiam resultar – Que ações, acontecimentos ou mudanças de circunstâncias poderiam, no curto ou médio prazo, aumentar o grau de motivação da sua equipa?

Repare que o Diagnóstico está feito em 3 partes, sendo que a primeira diz respeito apenas ao Líder. É natural: se o líder não tiver clareza sobre o tipo de motivação que procura, e porquê, como é que a equipa o vai seguir? A segunda parte é sobre a relação da equipa com a motivação. E a terceira permite-lhe avaliar o que já fez ou considera fazer para puxar pela sua equipa.

No conjunto, são 10 perguntas que lhe vão dar uma nova perspectiva sobre a motivação na sua equipa. Percorra-as uma a uma, procurando ser detalhado e exaustivo nas respostas. Vai ver que lhe darão muitas pistas para planear as suas próximas iniciativas de motivação.

Se, entretanto, quiser aprofundar este trabalho pode falar connosco e descubra como podemos montar um programa à sua medida para aplicação um shot de motivação na sua equipa.

Quer saber mais? Ligue 21 224 8485 ou envie um email para [email protected]

Boa semana com muita Loucura em Vendas!

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