2013-04-liderar

4 dicas para liderar pelo exemplo

4 dicas para liderar pelo exemplo

Uma das formas de liderança mais eficazes é a liderança pelo exemplo. Ou seja, é quando o líder demonstra à sua equipa a forma como elas devem trabalhar, utilizando o seu próprio dia-a-dia para fazê-lo. Este método de trabalho foge um pouco ao comum, tornando o líder mais num membro da equipa e não num corpo estranho que fica responsável apenas por delegar tarefas.

Mas passando à prática: como pode um líder liderar pelo exemplo? Quais são as estratégias que deve utilizar? Neste post explicamos passo a passo como deve fazê-lo:

1. Trabalhe!

Liderar pelo exemplo significa trabalhar em conjunto com a equipa. Esqueça aquela ideia do chefe superior. O líder pelo exemplo está no terreno com os seus colaboradores, trocando ideias e analisando pontos de vista. Esta é uma ótima maneira de aumentar a sua confiança.

2. Cuidado com as ideias que transmite

O líder pelo exemplo tem uma maior proximidade com as pessoas que trabalham consigo. Por isso, ele deve ter muito cuidado com as ideias que transmite. Essas mesmas ideias devem transformar-se em ações. Caso contrário poderá perder toda a sua credibilidade.

3. Oiça a equipa

Como este tipo de líder está muito próximo da equipa, é determinante que ele esteja sempre atento ao que os outros membros estão a dizer. Os líderes muitas vezes estão tão focados nas metas e nos objetivos que acabam por deixar de lado a troca de ideias com as outras pessoas. Os líderes pelo exemplo têm consciência que não sabem tudo e por isso estão sempre prontos a ouvirem feedbacks dos outros membros da equipa.

4. Deixe a sua equipa trabalhar

Apesar de ser “obrigatório” estar no terreno com a sua equipa, isso não significa que eles não possam estar a trabalhar com o seu próprio ritmo. Esteja com eles mas ao mesmo tempo delegue tarefas e dê-lhes autonomia para comandarem as suas próprias ações.

E você, lidera pelo exemplo? Se quiser saber mais sobre os líderes deste género, leia o nosso artigo Richard Branson, clicando aqui.

Tags: No tags

Comments are closed.