2013-03-lideranca

Como delegar de uma forma inteligente

Como delegar de uma forma inteligente

Delegar tarefas faz parte da rotina de qualquer líder de uma equipa comercial. Todos os dias é necessário passar tarefas para a sua equipa e acompanhá-la para que cada membro as execute de forma eficiente.

Mas para ser bem sucedido na delegação de tarefas é necessário seguir alguns princípios básicos da liderança. Vamos abordar alguns deles logo de seguida, mas se está à procura de posts dedicados aos líderes de vendas, aconselhamos que dê uma olhada nestes artigos:

Como liderar pessoas desmotivadas

Você sabe qual é o seu estilo de liderança?

5 princípios para liderar uma equipa de vendas

Prepare

O primeiro passo para o sucesso da delegação é a preparação. Quando entrega uma tarefa aos membros da sua equipa eles têm de saber o que fazer, quais os passos iniciais que devem seguir e o que você espera deles. Mas para isso é necessário preparação. Obviamente existem tarefas em que você não irá ter oportunidade de qualquer preparação e a delegação é feita na hora. Mas, na maioria dos casos, prepare/organize os seus pedidos.

Seja claro

Um dos grandes motivos para que o líder da equipa e o trabalhador que realiza a tarefa se desentenderem é a má transmissão da mensagem. Quando passar uma tarefa à sua equipa seja claro, conciso e não deixe dúvidas! Um dos segredos para saber se foi eficaz na transmissão da mensagem é através da utilização da “confirmação da mensagem”. Para fazer este passo basta que você diga à outra pessoa para descrever todos os passos que tem de fazer para executar a tarefa. Demora menos de um minuto e é crucial para que tudo se desenvolva conforme planeado!

Confirme o compromisso

Por norma, depois de delegar uma tarefa, o líder tem de confirmar o compromisso. Isto não é mais do que garantir que o colaborador compreendeu bem o prazo de entrega e que se compromete a cumpri-lo. De preferência, deixe essa confirmação por email para que mais tarde possa ser recordada.

Faça avaliações esporádicas

Não basta ao líder delegar. Ele precisa de fazer o “follow up” de tudo o que está a acontecer. Por isso, de tempos a tempos, confirme como está a tarefa e se ela está a ser cumprida. Aproveite e pergunte ao membro da sua equipa se ele está a sentir dificuldades ou se precisa da sua ajuda.

E você, como delega as suas tarefas? Utiliza alguma técnica em especial?

Abraço!

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment