2013-12-forca-mental

Como um vendedor pode ser forte mentalmente?

Certamente já terá perguntado a si mesmo o porquê de muitos atletas serem tão bons nas camadas mais jovens e depois terem resultados medíocres em escalões seniores. Por outro lado, existem aqueles atletas que eram desconhecidos e que depois tornaram-se destaques com o avançar da idade.

Esta mesma realidade acontece com os vendedores. Existem aqueles que têm uma “motivação fósforo”: ficam empolgados ao início mas desistem passado pouco tempo. Tal e qual como um fósforo, que você acende, ao início provoca uma grande chama mas depois desaparece facilmente.

E depois existem os outros profissionais que sabem ter paciência, continuar a trabalhar e contornar as dificuldades. Esses são mentalmente mais fortes que os primeiros. Eles sabem que o sucesso é muito mais do que uma motivação inicial. Ele é o resultado de uma mistura de trabalho, persistência e renovação de conhecimentos.

Mas para conseguirem fazer tudo isso eles necessitam de uma força mental fora do comum. Vejamos o que eles fazem:

Automotivação

Este tipo de profissionais sabem que a motivação vem de dentro para fora ou seja, que têm de ser eles a procurar uma motivação. Já os profissionais medíocres encontram desculpas comuns tais como “ninguém me motiva” ou “sinto-me desmotivado nesta empresa”.

A motivação pode ser conseguida de várias formas. Vejamos algumas:

  • Pensando em insucessos do passado. Isso dá-nos vontade de sermos bem sucedidos no futuro.
  • Olhar para as pessoas à sua volta que necessitam diretamente de si.
  • Pensar naquilo que quer para o seu futuro.
  • Olhar um papel com os seus objetivos.

Lembre-se: você vai tornar-se naquilo que deseja ser. Jamais conseguirá ser alguém que não ambicionou.

Atitude positiva

Muito tem sido falado sobre atitude positiva, sobre pensamentos positivos e por aí adiante. Mas o que será que isso significa na prática?

Obviamente atitude positiva por si só não garante vendas. Nunca alguém vendeu algo apenas por acreditar que isso iria acontecer. Quem vendeu certamente trabalhou, estudou e mais tarde colheu os seus frutos. No entanto, a atitude positiva é um dos primeiros passos para conseguir algo mais.

Vários estudos indicam que a atitude positiva diminui o stress. Além disso, é uma capacidade “treinável”, ou seja, o nosso cérebro pode habituar-se a ser mais positivo do que é hoje. Isso acontece devido à capacidade que o cérebro tem em adaptar-se às suas mudanças. Visto que tudo no seu corpo está interligado, uma atitude mental mais positiva vai influenciar a energia no seu corpo e vice-versa. A partir do momento que o vendedor se mostra mais positivo fisicamente (mexe-se mais, está mais atento, etc) o seu cérebro também se tornará mais positivo.

Paciência

Existe uma grande diferença entre ser paciente e ser passivo. Aquele que é paciente trabalha enquanto espera que os resultados aconteçam, enquanto o passivo fica à espera que os resultados apareçam sem fazer nada por isso.

Para um vendedor ser realmente forte, ele necessita de ser paciente, trabalhando de forma constante e com um objetivo em mente. No entanto, deve ter cuidado para não transformar-se numa pessoa passiva. Esse linha muitas vezes é bastante ténue.

Por isso, se quer ser mentalmente mais forte, auto motive-se, tenha uma atitude positiva no seu dia a dia e seja paciente sem ser passivo.

Boa semana,

 

INTERESSADO EM MELHORAR AS SUAS VENDAS?

Preencha o formulário e a nossa equipa entrará em contacto.

Tags: No tags

Comments are closed.