Cuidados a ter no primeiro contacto com o cliente.

A primeira impressão que deixamos ao cliente é determinante. Esses primeiros minutos podem realmente fazer a diferença para uma venda bem sucedida. Mas afinal, quais são os passos necessários para conseguir sucesso no seu primeiro contacto? Existem algumas regras (ou princípios, como preferir chamar) que deve desde já seguir e torná-los parte do seu dia a dia enquanto vendedor.

Para conseguir entrar de forma poderosa no seu primeiro contacto, o primeiro passo é abordar positivamente o cliente. E uma atitude positiva passa, em grande parte, pela nossa forma de vestir, tenha uma apresentação cuidada de acordo com as normas e imagem da sua empresa.

O passo seguinte é encarar o cliente com um sorriso na cara. Nada de muito forçado. Um sorriso natural, trazendo boa disposição para o vosso encontro. Mostre ao cliente que está ali para trazer boas notícias e fechar um bom negócio. Ao entrar confiante, automaticamente a confiança do cliente sobre si aumenta e aumentam também as suas probabilidades de ter sucesso.

Tratar o cliente pelo nome é outro dos princípios que deve seguir. Chamar a pessoa pelo nome, além de criar uma ligação muito maior, torna essa pessoa mais especial e quebra barreiras que podem existir nesta primeira ligação.

Outro dos cuidados que deve ter quando aborda o cliente pela primeira vez é o de evitar os pensamentos negativos rapidamente. Frases como “Não preciso de nada” ou “Só para a semana” são muito comuns. No entanto, um bom profissional deve estar sempre ao lado do cliente. Tente perceber o porquê da resposta negativa e no caso de ele estar a atravessar um mau momento, tente ajudá-lo. Um bom profissional está sempre disponível para encontrar novas soluções para melhorar o negócio do cliente.

Uma boa técnica para dar a volta a este género de situações é levar uma boa notícia consigo. Veja alguns conselhos que temos para si:

  • Acompanhe as rádios enquanto está a viajar e tente trazer alguma novidade positiva que esteja a acontecer no próprio dia.
  • Leia o jornal pela manhã e veja três a cinco notícias que podem ajudar a estimular algum género de contacto com o cliente. Tal como no ponto anterior, devem ser positivas.
  • Dê notícias de sucesso sobre as suas marcas. Afinal de contas, se elas têm sucesso o cliente também irá querer ter.
  • Por último mas não menos importante, faça um elogio sincero. Dizer que o espaço dele está muito bonito ou elogiar o café podem ser maneiras mais do que suficientes para criarem uma grande empatia.

Como pôde ver, é necessário ser proativo no seu primeiro contacto, ter uma atitude positiva e criar alguma ligação com o cliente. Este pode ser um momento único para conquistar o cliente! Crie uma ligação!

E para si, quais são os primeiros passos essenciais para conquistar um cliente?

Abraço e boas vendas!