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Como as eleições podem aumentar as vendas?

29 de Setembro de 2017
por sara

Já decidiu em quem vai votar? Quem é que considera mais carismático? Ou mais persuasivo? Ou mais simpático e afável?

Ontem, enquanto almoçava, um candidato autárquico dirigiu-se a mim. Foi esta a sua abordagem:

“Olá boa tarde, desculpe interromper o seu almoço. Quero deixar-lhe este calendário de 2018. Este calendário é especial pois tem a sua data de aniversário! Obrigado, bom almoço e vote bem!”

O sorriso não foi sincero, o tom foi impessoal, a piada da data de aniversário foi ao lado e o que eu preciso é de uma agenda (eletrónica!) com os próximos dias.

Decididamente, não foi uma boa venda por parte do candidato.

Já pensou que você, que trabalha na área comercial, também está diariamente em campanha?

Todos os dias tem de falar com os seus clientes, abordar potenciais clientes, resolver possíveis problemas, arranjar soluções, dinamizar os produtos/serviços, promover a sua empresa, ser criativo na apresentação e negociação, entre muitos outros.

Ser vendedor é estar constantemente em campanha, em busca de resultados: os seus clientes vão escolher os seus argumentos ou os de um concorrente seu.

Vou dar-lhe a saber se o seu desempenho como comercial está a trazer votos/vendas ou se está apenas a incomodar as pessoas durante o almoço.

Leia estes 3 tópicos decisivos na sua campanha/venda, se quiser atingir o seu objetivo: conquistar a preferência de voto!

1- Viva o candidato, viva o vendedor!

Quem é o candidato? Como se chama? Qual é o seu slogan? Qual é a sua aparência? 

As perguntas são as mesmas quando aplicadas ao vendedor.

Qual é a primeira impressão? Que palavras escolheu para uma primeira abordagem? Está descontraído e confiante ou tenso e hesitante? De que maneira posso contactá-lo rapidamente?

1ª conclusão:

Cause uma boa primeira impressão geral.

Use um tom de voz agradável e escolha palavras acolhedoras e eficazes.

Adapte o discurso ao tipo de cliente que está à sua frente, pois nem sempre uma piada quebra o gelo.

Adapte o material que entrega a cada cliente, como folhetos, catálogos ou amostras.

Deixe algo que possa ser realmente útil para o seu negócio, para as suas necessidades imediatas.

2- Viva as arruadas e aos momentos em que estamos rodeados de potenciais clientes

Ninguém fica indiferente ao impacto que tem um grupo de pessoas na rua, transmitindo uma mensagem única, uma mancha de cor e um objetivo. Eles falam, eles acenam bandeiras, eles beijam, eles abraçam, eles tocam, eles tiram fotos.

Sim, procuram tocar nos corações, nas mentes e nos sentimentos de quem passa na rua, dos cidadãos com quem se cruzam. Passam uma mensagem que coincide com as necessidades da população. São escassos minutos que podem determinar mais ou menos um voto.

E você, vendedor, o que faz para manter o cliente sintonizado consigo? Quais os meios e técnicas que usa para o cliente se sentir atraído, focado e interessado nas soluções que vende? E conseguir que seja o cliente a mostrar interesse na sua solução, de revelar desejo na compra? Isto é o oposto de uma venda agressiva, onde o vendedor usa uma frase mais do que gasta: “quer comprar?”

2ª conclusão:

Use técnicas de sedução que permitam encantar e aproximar os clientes das suas soluções e dos seus fornecedores.

Caso tenha uma loja, escolha um layout que o cliente facilmente identifique a empresa.

Caso seja um vendedor externo, coloque o logotipo da empresa no seu carro.

Tenha consigo algo que identifique a empresa, na roupa ou algum acessório.

Deixe claro os benefícios ao comprar consigo e com a sua empresa.

Pense como um candidato, que para além de vender os seus produtos vende também a sua empresa e o seu profissionalismo.

3- Viva o facebook, viva os multimeios de comunicação com o meu cliente

Os vídeos e as fotos estão cada vez mais presentes no facebook. Os números e os alcances são impressionantes. As interações que os candidatos políticos conseguem com as suas publicações é algo único. Tudo isto com a ajuda extra dos outros intervenientes neste campeonato autárquico, adversários, comentadores, humoristas políticos. Sai a ganhar quem consegue ter a melhor comunicação viral, acompanhada de informação útil, acompanhada por fotos e vídeos, que ajudam em muito a dar vida a um candidato.

E como o vendedor tem de estar em contacto permanente com os seus clientes, esta presença tem de ser agradável e oportuna, acrescentando valor. Os meios são vários: telemóvel, sms, email, facebook, youtube, messenger, whatsapp, skype, linkedin, ...

O objetivo é claro: manter uma relação estável e duradoura com o cliente. Quem aparece, não se esquece.

3ª conclusão:

Viva a tecnologia!

Quanto mais tecnologia, mais diferença faz o vendedor, pelo seu entusiasmo e frequência de comunicação!

Convido-o a partilhar comigo a sua visão das vendas no seu competitivo mercado.

Tenho todo o gosto em ler o seu comentário e dar-lhe feedback.

 

Abraço e continuação de muitos votos dos seus clientes de eleição!

Pedro Ruivo

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