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19 Evoluções Comerciais Neste Momento Desafiante

16 de Julho de 2020
por Sucesso Vendas Portugal

Sempre acreditei e agora ainda mais que a partilha de boa e real informação é o grande diferencial para juntos superarmos um dos períodos mais desafiantes das nossas vidas empresariais e pessoais.

É uma realidade, a pandemia COVID-19 está aí, mas igualmente a nossa motivação também está e pode ser um importante aliado para tomarmos a decisão de que lado queremos estar. Há duas opções simples, uma é ouvir as informações do que se passa no mundo ao nível dos fortes impactos humanos, sociais e económicos, e outra é focar-me no que posso controlar e fazer, e seguir em frente, porque tomo a decisão de querer aproveitar ao máximo cada segundo desta oportunidade que tenho, que é viver.

Já refletiu? Caso sim, leia até ao final, porque vou partilhar consigo 19 Evoluções comerciais que aprendi neste momento desafiante!

Desde que começou esta pandemia, tivemos de reorganizar estratégias e planos de ação, porque, em equipa com os nossos clientes, decidimos que queríamos sair mais fortes e melhores deste momento. Convido-o a conhecer 19 EVOLUÇÕES COMERCIAIS que tive oportunidade de implementar nos nossos clientes de diversos setores de atividade da economia Portuguesa:

  1. ESTAR PRESENTE NOS BONS E, PRINCIPALMENTE, NOS "MENOS BONS" MOMENTOS
    Escutando, ouvindo, demonstrando empatia, compreensão, e ajudando a construir soluções possíveis. Desta forma conseguimos ser muito mais do que um fornecedor, e passar a ser um amigo profissional e, reforçar em muito a relação de confiança com os nossos clientes e “amigos profissionais”.
  2. ANTES DO NEGÓCIO, EXISTE UMA PESSOA, UMA EQUIPA E UMA FAMÍLIA
    E se conseguirmos criar uma relação humana baseada na confiança, e no que é bom para ambas as partes, mais do que fazer uma venda, vamos fazer vendas contínuas. Pois mais do que vender, falar e entregar, temos de ouvir qual a real necessidade e entregar a melhor solução para a necessidade do cliente.
  3. O PODER DA ANTECIPAÇÃO E SUPERAÇÃO DAS EXPETATIVAS AOS NOSSOS CLIENTES, PROVOCA NELES UM DESEJO E SATISFAÇÃO DE ESTAREM CONNOSCO
    E desta forma conseguimos ser uma mais valia num momento em que a tecnologia avança a uma velocidade alucinante, pois todos queremos saber quais são as tendências e necessidades futuras e quais as melhores soluções.
  4. COMUNICAR MAIS EM VÍDEO
    Se o presencial está mais condicionado e a voz já é habitual, temos de inovar e surpreender com novos canais para falar e comunicar com o nosso cliente. Com um smartphone podemos fazer 1001 ações de comunicação, como ter reuniões com vídeo, enviar mensagens em vídeo personalizadas para cada cliente, fazer apresentações de produtos e serviços especificas para cada cliente entre muitas outras. Igualmente temos a variação do poder de fazer vídeo numa rede social em direto, tornando tudo ainda mais real e autêntico, permitindo estar a comunicar com o mundo em tempo real de uma forma muito verdadeira e genuína, impactando toda a audiência com a possibilidade de interagir em tempo real e ter uma experiência superior de comunicação, confiança e venda.
  5. FOCO NOS CLIENTES E MERCADOS QUE ESTÃO MAIS DINÂMICOS
    Desta forma consegue-se ser uma mais valia para os clientes que têm reais necessidades no momento, porque esses precisam de comprar, de ter soluções e nós fazemos parte da solução contribuindo com o nosso know-how, benefícios da nossa empresa e os produtos e serviços que resolvem as necessidades do nosso cliente.
  6. ORGANIZAR MUITO BEM O CRM
    Ele é o aliado nº 1 do departamento comercial, onde toda a informação de todos os atuais, antigos e potenciais clientes está organizada por prioridades, ações e datas. Sempre com foco em manter, evoluir, retomar e criar relacionamentos pessoais e comerciais positivos de longo prazo
  7. O REGRESSO DO PODER DA VOZ
    Voltamos a usar mais o telemóvel e a comunicação por voz assume uma etapa importante em todo o processo. Conseguir transmitir alegria, confiança e conhecimento pela voz faz toda a diferença positiva no processo comercial.
  8. QUE DIFERENCIAL QUE VAI DAR AO SEU CLIENTE?
    Para além da realização de um bom trabalho profissional, qual o diferencial que o cliente vai ter na experiência de compra na sua empresa? Como surpreender o cliente neste momento de ansiedade, medo? Podem ser pequenos detalhes, como um telefonema a partilhar uma boa noticia, uma mensagem manuscrita que acompanha o produto, um vídeo de follow up, …
  9. RECOMENDAÇÕES
    É essencial potenciar ao máximo a recomendação dos nossos clientes atuais e a rede de amigos que têm necessidades semelhantes. Mais do que ter clientes, ter embaixadores dos nossos produtos, serviços e empresa.
  10. REFORÇAR O QUE NOS DESTINGUE
    Reforçar a diferença para o nosso mercado atual e potencial, do que distingue o nosso P (Preço) do P dos nossos concorrentes. Pois antes do nosso P de Preço, temos o P de Paixão que é o nosso propósito como empresa, a nossa alegria em trabalhar e resolver os problemas e necessidades que somos muito bons. Recordando sempre a frase “trata os outros como gostarias de ser tratado”.
  11. A VERDADEIRA VENDA COMEÇA APÓS A VENDA
    A Verdadeira Venda começa no que se faz para continuar a alimentar e reforçar a vontade, o sonho, o desejo que o nosso cliente iniciou com a compra do produto ou serviço. Está a usar? Da melhor forma? Usando todo o seu potencial? E aí, começa o poder de sermos na mente do nosso cliente um amigo e não um fornecedor. E, não se esqueça, o amigo nós apresentamos aos nossos amigos.
  12. A EMPATIA E A CAPACIDADE DE ENTENDER CADA PESSOA, ANTES DE A ENTENDER COMO É COMO CLIENTE.
    Porque o Cliente é consequência da vida, dos sentimentos, das alegrias, preocupações, sonhos que têm como Pessoa. E se eu quero conhecer esse lado do meu Cliente posso dar o exemplo e partilhar quem sou eu como Pessoa antes do Vendedor que sou também.
  13. TREINAR E ESTIMULAR O NOSSO CÉREBRO À MEDIDA QUE A IDADE AVANÇA É FUNDAMENTAL.
    Cuidar só do físico não chega, também é importante aprender algo de novo, como por exemplo, um nova língua. É um ótimo exercício mental e potencial em muito a confiança e o conhecimento. De certeza, que será uma mais valia neste mundo global onde a comunicação com os diferentes povos é e será sempre importante.
  14. O RIGOR E A REGULARIDADE FAZEM A DIFERENÇA.
    Pois independentemente das variáveis externas, continuamos a ser pessoas e temos um passado, um presente e um futuro a estimular e enriquecer. Temos de conseguir manter a nossa forma de estar e de nos relacionarmos com os outros e com os nossos clientes provocando sempre uma maior confiança em tempos de incerteza.
  15. TER PRESENTE O PASSADO
    Ter sempre presente o que tivemos na origem do nosso trabalho, nos nossos primeiros clientes, nas nossas primeiras vendas: a humildade, a verdade, a consistência.
  16. CUIDAR DA NOSSA SAÚDE FÍSICA
    Cuidar da nossa saúde física, para conseguirmos resultados profissionais de excelência. Desta forma conseguimos ganhar também no trabalho e após os treinos mais tranquilidade, mais foco e dedicação máxima ao que realmente queremos, minimizando as possíveis distrações.
  17. PENSAR E AGIR GLOBAL MAS COM FOCO NA REAL NECESSIDADE E DETALHES DE CADA CLIENTE.
    É possível chegarmos onde nós acreditamos desde que o nosso foco e diferencial esteja bem claro e percetível pelo mercado
  18. OS PONTOS DE SITUAÇÃO DE EQUIPA MAIS FREQUENTES E FOCADOS.
    Com reuniões curtas, com agenda bem planeada, conseguimos de manhã e ao final de cada dia ter uma perceção bem real de cada pessoa da nossa equipa e o que fazer no momento para aproveitarmos as oportunidades possíveis.
  19. VOLTAR AO PONTO 1!
    Porque as evoluções comerciais podem e devem ter sempre presentes que a tecnologia é bem vinda, mas o diferencial humano é mágico.

Obrigado COVID-19 pela aceleração que nos deste na implementação destas 19 evoluções comerciais. Sim eu reconheço que a totalidade das 19 ações que apresentei anteriormente já funcionam no passado mas hoje no presente estão a funcionar com mais crença, rigor e entusiasmo.

Até eu evolui no meu método de implementar evoluções de estratégias e treinos comerciais em empresas b2b com loucura.

Obrigado por me ter acompanhado neste texto e desejo-lhe a continuação dos maiores Sucessos Pessoais e também em Vendas!

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Pedro Ruivo - Crazy Sales Officer

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