Sempre acreditei e agora ainda mais que a partilha de boa e real informação é o grande diferencial para juntos superarmos um dos períodos mais desafiantes das nossas vidas empresariais e pessoais.
É uma realidade, a pandemia COVID-19 está aí, mas igualmente a nossa motivação também está e pode ser um importante aliado para tomarmos a decisão de que lado queremos estar. Há duas opções simples, uma é ouvir as informações do que se passa no mundo ao nível dos fortes impactos humanos, sociais e económicos, e outra é focar-me no que posso controlar e fazer, e seguir em frente, porque tomo a decisão de querer aproveitar ao máximo cada segundo desta oportunidade que tenho, que é viver.
Já refletiu? Caso sim, leia até ao final, porque vou partilhar consigo 19 Evoluções comerciais que aprendi neste momento desafiante!
Desde que começou esta pandemia, tivemos de reorganizar estratégias e planos de ação, porque, em equipa com os nossos clientes, decidimos que queríamos sair mais fortes e melhores deste momento. Convido-o a conhecer 19 EVOLUÇÕES COMERCIAIS que tive oportunidade de implementar nos nossos clientes de diversos setores de atividade da economia Portuguesa:
- ESTAR PRESENTE NOS BONS E, PRINCIPALMENTE, NOS “MENOS BONS” MOMENTOS
Escutando, ouvindo, demonstrando empatia, compreensão, e ajudando a construir soluções possíveis. Desta forma conseguimos ser muito mais do que um fornecedor, e passar a ser um amigo profissional e, reforçar em muito a relação de confiança com os nossos clientes e “amigos profissionais”. - ANTES DO NEGÓCIO, EXISTE UMA PESSOA, UMA EQUIPA E UMA FAMÍLIA
E se conseguirmos criar uma relação humana baseada na confiança, e no que é bom para ambas as partes, mais do que fazer uma venda, vamos fazer vendas contínuas. Pois mais do que vender, falar e entregar, temos de ouvir qual a real necessidade e entregar a melhor solução para a necessidade do cliente. - O PODER DA ANTECIPAÇÃO E SUPERAÇÃO DAS EXPETATIVAS AOS NOSSOS CLIENTES, PROVOCA NELES UM DESEJO E SATISFAÇÃO DE ESTAREM CONNOSCO
E desta forma conseguimos ser uma mais valia num momento em que a tecnologia avança a uma velocidade alucinante, pois todos queremos saber quais são as tendências e necessidades futuras e quais as melhores soluções. - COMUNICAR MAIS EM VÍDEO
Se o presencial está mais condicionado e a voz já é habitual, temos de inovar e surpreender com novos canais para falar e comunicar com o nosso cliente. Com um smartphone podemos fazer 1001 ações de comunicação, como ter reuniões com vídeo, enviar mensagens em vídeo personalizadas para cada cliente, fazer apresentações de produtos e serviços especificas para cada cliente entre muitas outras. Igualmente temos a variação do poder de fazer vídeo numa rede social em direto, tornando tudo ainda mais real e autêntico, permitindo estar a comunicar com o mundo em tempo real de uma forma muito verdadeira e genuína, impactando toda a audiência com a possibilidade de interagir em tempo real e ter uma experiência superior de comunicação, confiança e venda. - FOCO NOS CLIENTES E MERCADOS QUE ESTÃO MAIS DINÂMICOS
Desta forma consegue-se ser uma mais valia para os clientes que têm reais necessidades no momento, porque esses precisam de comprar, de ter soluções e nós fazemos parte da solução contribuindo com o nosso know-how, benefícios da nossa empresa e os produtos e serviços que resolvem as necessidades do nosso cliente. - ORGANIZAR MUITO BEM O CRM
Ele é o aliado nº 1 do departamento comercial, onde toda a informação de todos os atuais, antigos e potenciais clientes está organizada por prioridades, ações e datas. Sempre com foco em manter, evoluir, retomar e criar relacionamentos pessoais e comerciais positivos de longo prazo - O REGRESSO DO PODER DA VOZ
Voltamos a usar mais o telemóvel e a comunicação por voz assume uma etapa importante em todo o processo. Conseguir transmitir alegria, confiança e conhecimento pela voz faz toda a diferença positiva no processo comercial. - QUE DIFERENCIAL QUE VAI DAR AO SEU CLIENTE?
Para além da realização de um bom trabalho profissional, qual o diferencial que o cliente vai ter na experiência de compra na sua empresa? Como surpreender o cliente neste momento de ansiedade, medo? Podem ser pequenos detalhes, como um telefonema a partilhar uma boa noticia, uma mensagem manuscrita que acompanha o produto, um vídeo de follow up, … - RECOMENDAÇÕES
É essencial potenciar ao máximo a recomendação dos nossos clientes atuais e a rede de amigos que têm necessidades semelhantes. Mais do que ter clientes, ter embaixadores dos nossos produtos, serviços e empresa. - REFORÇAR O QUE NOS DESTINGUE
Reforçar a diferença para o nosso mercado atual e potencial, do que distingue o nosso P (Preço) do P dos nossos concorrentes. Pois antes do nosso P de Preço, temos o P de Paixão que é o nosso propósito como empresa, a nossa alegria em trabalhar e resolver os problemas e necessidades que somos muito bons. Recordando sempre a frase “trata os outros como gostarias de ser tratado”. - A VERDADEIRA VENDA COMEÇA APÓS A VENDA
A Verdadeira Venda começa no que se faz para continuar a alimentar e reforçar a vontade, o sonho, o desejo que o nosso cliente iniciou com a compra do produto ou serviço. Está a usar? Da melhor forma? Usando todo o seu potencial? E aí, começa o poder de sermos na mente do nosso cliente um amigo e não um fornecedor. E, não se esqueça, o amigo nós apresentamos aos nossos amigos. - A EMPATIA E A CAPACIDADE DE ENTENDER CADA PESSOA, ANTES DE A ENTENDER COMO É COMO CLIENTE.
Porque o Cliente é consequência da vida, dos sentimentos, das alegrias, preocupações, sonhos que têm como Pessoa. E se eu quero conhecer esse lado do meu Cliente posso dar o exemplo e partilhar quem sou eu como Pessoa antes do Vendedor que sou também. - TREINAR E ESTIMULAR O NOSSO CÉREBRO À MEDIDA QUE A IDADE AVANÇA É FUNDAMENTAL.
Cuidar só do físico não chega, também é importante aprender algo de novo, como por exemplo, um nova língua. É um ótimo exercício mental e potencial em muito a confiança e o conhecimento. De certeza, que será uma mais valia neste mundo global onde a comunicação com os diferentes povos é e será sempre importante. - O RIGOR E A REGULARIDADE FAZEM A DIFERENÇA.
Pois independentemente das variáveis externas, continuamos a ser pessoas e temos um passado, um presente e um futuro a estimular e enriquecer. Temos de conseguir manter a nossa forma de estar e de nos relacionarmos com os outros e com os nossos clientes provocando sempre uma maior confiança em tempos de incerteza. - TER PRESENTE O PASSADO
Ter sempre presente o que tivemos na origem do nosso trabalho, nos nossos primeiros clientes, nas nossas primeiras vendas: a humildade, a verdade, a consistência. - CUIDAR DA NOSSA SAÚDE FÍSICA
Cuidar da nossa saúde física, para conseguirmos resultados profissionais de excelência. Desta forma conseguimos ganhar também no trabalho e após os treinos mais tranquilidade, mais foco e dedicação máxima ao que realmente queremos, minimizando as possíveis distrações. - PENSAR E AGIR GLOBAL MAS COM FOCO NA REAL NECESSIDADE E DETALHES DE CADA CLIENTE.
É possível chegarmos onde nós acreditamos desde que o nosso foco e diferencial esteja bem claro e percetível pelo mercado - OS PONTOS DE SITUAÇÃO DE EQUIPA MAIS FREQUENTES E FOCADOS.
Com reuniões curtas, com agenda bem planeada, conseguimos de manhã e ao final de cada dia ter uma perceção bem real de cada pessoa da nossa equipa e o que fazer no momento para aproveitarmos as oportunidades possíveis. - VOLTAR AO PONTO 1!
Porque as evoluções comerciais podem e devem ter sempre presentes que a tecnologia é bem vinda, mas o diferencial humano é mágico.
Obrigado COVID-19 pela aceleração que nos deste na implementação destas 19 evoluções comerciais. Sim eu reconheço que a totalidade das 19 ações que apresentei anteriormente já funcionam no passado mas hoje no presente estão a funcionar com mais crença, rigor e entusiasmo.
Até eu evolui no meu método de implementar evoluções de estratégias e treinos comerciais em empresas b2b com loucura.
Obrigado por me ter acompanhado neste texto e desejo-lhe a continuação dos maiores Sucessos Pessoais e também em Vendas!
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