4 coisas que um comediante pode ensinar a qualquer vendedor

Jan 29, 2015

Faça um pequeno exercício comigo: imagine um comediante. Pode ser qualquer um.

Quais são as caraterísticas que imagina nesse mesmo comediante? Possivelmente, alguém que fale muito ou que esteja sempre com um sorriso no rosto, correto?

Pois é, qualquer pessoa tem essa imagem de um comediante. Mas neste texto vamos falar de um comediante diferente. De um comediante que, além de ter apresentado um trabalho extraordinário, ainda ensinou várias lições a qualquer vendedor. Fique comigo nas próximas linhas que vai entender do que estou a falar.

O vídeo em questão é este aqui:

Durante a apresentação no programa RTP Got Talent, o Hugo Rosa apresenta-se como um comediante. E é aqui que ele dá a primeira lição sobre vendas. Ele cria, logo nos primeiros minutos, uma percepção para o seu público de quem ele é (tal como fizemos consigo, no início do texto).

Porém, a segunda lição de venda vem logo depois. Para começar a sua apresentação, ele pede uma música romântica, agarra em dezenas de papéis e começa a falar sobre a ex-namorada.

E é aqui que está a segunda lição deixada pelo Hugo: ele faz tudo ao contrário do que era previsível para um comediante. Fez tudo ao contrário, não pelo lado negativo, mas sim através de um prisma de curiosidade, de surpresa perante o público.

Um comediante não deveria “falar” através dos papéis, mas ele fez isso mesmo.

A terceira lição vem com a mensagem que está escrita nos papéis. Depois de prender a nossa atenção por fazer algo ao contrário do que faz qualquer comediante, o Hugo demonstra que, afinal, o seu objetivo é fazer-nos rir.

A última grande lição do Hugo é a sua mensagem corporal. Desde o primeiro segundo ele faz uma cara triste, enquanto a plateia e o júri divertem-se com as mensagens que ele transmite. A antítese entre o comediante e a plateia faz com que a apresentação fique ainda mais interessante.

Enquanto vendedor, pode adaptar algumas estratégias do Hugo ao seu dia-a-dia. Pode, por exemplo, deixar bem claro aos seus clientes quem você é e como vai ajudá-los. Ou até mesmo, pensar em estratégias para prender a atenção da sua audiência. Fazer algo completamente diferente, como fez o Hugo, em grande parte das vezes resulta em longos minutos de atenção por parte dos seus clientes.

Veja e reveja o vídeo do Hugo e pense: “Como é que eu posso adaptar as estratégias utilizadas pelo Hugo ao meu próximo cliente?”

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Boa semana,

Equipa

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