4 estratégias para manter os seus funcionários motivados

Jul 25, 2013

Certamente já vivenciou a (frustrante) experiência de ser atendido por um vendedor desmotivado. Ele parece que está a fazer um favor ao cliente, transmitindo assim uma má imagem de toda a empresa. Mas acredite: isso é algo muito comum: Segundo um estudo realizado pelo site Gallup, 7 em cada 10 empregados nos Estados Unidos não se sentem ligados à empresa. Acreditamos que em Portugal o número deverá ser, pelo menos, semelhante.

Enquanto líder de uma equipa isto pode ter vários significados. Colaboradores desmotivados prejudicam não só a imagem da empresa mas também arrastam consigo outros profissionais que até poderiam estar interessados em apresentar bons resultados. Segundo o mesmo estudo, essa desmotivação custa anualmente 500 mil milhões de dólares em perda de produtividade nos Estados Unidos. Porém, você enquanto líder pode fazer algo para mudar isso, mas para tal necessita de seguir alguns destes passos:

1. Melhore aquilo que é medido

A motivação é algo difícil de mensurar e daí muitos líderes terem dificuldade em compreender os seus princípios. Porém, existem algumas estratégias que podem ajudá-lo neste campo. A primeira de todas é realizar algumas perguntas. Tente saber:

  • A importância que os funcionários dão ao seu dia-a-dia no trabalho.
  • Se eles se sentem valorizados.
  • Se têm orgulho no que fazem.
  • Questione se este sempre foi o seu sonho de trabalho.

Estas simples perguntas, respondidas em modo anónimo pelos colaboradores, podem dar uma noção exata do momento motivacional da equipa.

2. Mantenha os funcionários informados

Muitos líderes optam por delegar apenas tarefas aos funcionários. Esta opção dá um pouco menos de trabalho, mas também é verdade que diminui a ligação entre o líder e a equipa. Se quiser aumentar a motivação dos funcionários, tenha o hábito de mantê-los informados sobre as novidades da empresa, sobre coisas que você viu ou até sobre tendências do mercado.

3. Envolva os funcionários na decisão

Esta é uma regra muito falada mas nunca é demais voltar a relembrá-la. Envolver os funcionários na decisão é fundamental para aumentar a motivação e faz com que eles se sintam parte da equipa. Como é óbvio, a decisão final é sua mas tenha sempre um ouvido disponível para quem trabalha consigo.

4. Livre-se de quem não interessa

Por mais motivador que seja um líder, ele jamais poderá trabalhar com pessoas que não estão dispostas a dar o melhor de si pela empresa. Talvez esteja na hora de retirar essas pessoas da equipa de forma a construir um conjunto equilibrado e com vontade de mostrar resultados. E você, o que faz para manter os funcionários motivados?    

Equipa

Equipa

Sucesso em Vendas

INTERESSADO EM MELHORAR AS SUAS VENDAS?

Preencha o formulário e a nossa equipa entrará em contacto.

0 Comments