2013-06-produtividade

5 hábitos que deve retirar rapidamente do seu dia-a-dia

5 hábitos que deve retirar rapidamente do seu dia-a-dia

A produtividade é um fator determinante para qualquer profissional, e o vendedor não é excepção. Com mais tempo na sua vida ele terá mais possibilidades de realizar um maior número de negócios, de dar atenção aos seus clientes ou até de ter mais tempo para si mesmo. Contudo, é necessário “fugir” a alguns erros para conseguir ter a sua produtividade no máximo. Seguem abaixo alguns hábitos que deve evitar.

1. Verificar o telemóvel enquanto fala com um cliente: Para cada cliente um único foco. Só assim conseguirá dar mais atenção a essa pessoa e perceber como pode influenciá-la. Infelizmente muitos vendedores não pensam assim e continuam a ter o hábito de verificar o telefone enquanto falam com o cliente. Além de retirar a concentração transmite também uma má imagem para o cliente. A partir de agora, cada vez que quiser verificar o telemóvel no meio de uma conversa, pense duas vezes.

2. Várias tarefas durante um encontro: Infelizmente não é apenas o telemóvel que causa interrupções nos encontros com os clientes. Hoje em dia são os tablets, os jornais, etc. E neste ponto o princípio é o mesmo: foque-se apenas em falar com o cliente e deixe os outros objetos de lado, certamente terá tempo para eles depois.

3. Receber múltiplas notificações: Hoje em dia temos notificações para tudo: Facebook, email, Twitter, novas notícias no tablet, entre outros. Apesar de parecer mais produtivo – afinal de contas está a receber informação sem ter trabalho – o facto de receber muitos avisos acaba por retirar o foco no “agora”, naquilo que é realmente importante para aquele momento.

4. Focar-se demasiado no passado: Aprender com os erros do passado é importante. No entanto, é também importante deixar esses erros para trás e focar-se naquilo que pode fazer no futuro. Não pense no cliente que perdeu, pense como pode ganhar o próximo!

5. Dizer que “sim” quando na verdade deveria dizer “não”: A capacidade de dizer “não” distingue os profissionais produtivos daqueles que não controlam o seu tempo. Se quiser aumentar a sua produtividade enquanto vendedor, experimente dizer “não” mais algumas vezes. Verá que “ganhará” tempo na sua vida.

E vocês, o que fazem para serem mais produtivos?

Boa semana cheia de produtividade!

Tags: No tags

Comments are closed.