5 passos para deixar a sua equipa mais envolvida com a empresa

Set 10, 2013

Existe uma grande diferença entre ter colaboradores e ter uma equipa. Enquanto os colaboradores desempenham apenas tarefas que são previamente definidas, uma equipa tem iniciativa e mostra empenho na hora de partilhar ideias. Digamos que os colaboradores fazem o “mínimo” e uma equipa dá o seu máximo.

Apesar de tudo parecer muito perfeito na prática, a verdade é que é difícil criar uma equipa. É necessário que o líder siga alguns princípios e que esteja fortemente empenhado para unir o grupo. Isso é bem mais difícil do que dar apenas ordens. Mas para que consiga criar uma equipa em torno da sua empresa, neste artigo vamos partilhar consigo cinco dicas práticas:

1. Crie parcerias não empregados

Um colaborador que sinta que faz parte de algo (um projeto, um evento, etc) estará sempre mais motivado do que aquele que não sente qualquer paixão por aquilo que está a fazer. Se quiser criar uma equipa, o primeiro passo é criar parcerias. Se tiver alguma ideia de negócio para a sua empresa, junte vários membros e dê-lhes responsabilidades. Dizer a uma pessoa que ela fica responsável por uma parte do projeto e que o seu sucesso depende apenas dela é uma “pressão” que costuma gerar uma melhor performance.

2. Seja mais gestor e menos trabalhador

Para que a sua equipa possa sentir-se parte de um projeto, é necessário que seja ela a trilhar o caminho e a realizar tarefas. Enquanto líder seja apenas um gestor, ou seja, ajude a sua equipa a encontrar o caminho mas deixe que ela própria construa esse caminho. Intervenha para elogiar e se for necessário “mudar de rota”.

3. Vá dando feedbacks

Deixar a sua equipa trabalhar não é sinónimo de abandonar completamente o projeto. A sua função é coordenar e, caso seja necessário, dar feedbacks sobre o desempenho das pessoas. Não atue apenas quanto tudo estiver a correr mal. Vá dando também feedbacks positivos. “Boa, vamos por aí” ou “é isso mesmo que eu pretendo” podem ajudar a melhorar ainda mais a união do grupo.

4. Vá cumprindo as suas promessas

Quando uma empresa trabalha em equipa o líder deixa de ter um posto de ditador e passa a ser visto como “mais um”. Apesar dessa maior afinidade, o líder continua a ser o líder e por isso é importante que vá cumprindo as suas promessas. Mesmo que pareça que a sua equipa não se preocupa com isso, acredite que eles estarão atentos.

5. Crie um ambiente de trabalho produtivo para todos

Para que as ideias surjam e a equipa interaja é necessário existir trocas de ideias. E para isso nada melhor do que utilizar estratégias para tornar o seu ambiente mais produtivo. Promova encontros fora do comum entre toda a equipa, crie mapas mentais em conjunto ou trabalhe em open space. Tudo ajuda na hora de unir o grupo.

E você, que estratégias tem utilizado para envolver a sua equipa?

Boa semana,

Equipa

Equipa

Sucesso em Vendas

INTERESSADO EM MELHORAR AS SUAS VENDAS?

Preencha o formulário e a nossa equipa entrará em contacto.

0 Comments