Este website usa tecnologias, como Cookies, de forma a personalizar a publicidade que vê. Porque a sua privacidade é importante para nós, estamos a pedir a sua autorização para usar estas tecnologias.

Aceitar

Quer falar connosco?Clique aqui

Tenha acesso a novidades e informações exclusivas

BLOG

5 princípios para liderar uma equipa de vendas

17 de Julho de 2019
por Pedro Ruivo CEO Sucesso Vendas Portugal

Liderar uma equipa de vendas não é, de todo, um processo fácil. É necessário manter os colaboradores motivados, prontos para a ação e famintos para melhorarem os seus resultados. Mas para conseguir fazê-lo, é necessário seguir alguns princípios básicos da liderança. Eles são ensinados por qualquer grande líder, seja no desporto ou nos negócios. Vejamos alguns deles:

- Forme bem a sua equipa: cabe ao líder conseguir transmitir, em primeiro lugar, os princípios da empresa. O colaborador deve estar completamente integrado e saber o que a empresa pretende dele. Fazer “sentir” o espírito da empresa é um objetivo sempre a médio prazo, que demora sempre algum tempo mas que produz efeitos fantásticos na produtividade dos vendedores.

- Estabeleça metas: esta informação é um pouco clichê mas alguns líderes de vendas ainda cometem o erro de não fazerem com que a sua equipa fique focada nas suas metas. Mas antes de pensar em traçar objetivos, é importante saber fazê-lo. As metas devem ser claras, ter um período de tempo para serem cumpridas e acima de tudo devem ser claras e mensuráveis. Além disso, o líder de uma equipa deve avaliá-las semanalmente, mensalmente ou de três em três meses. Caso contrário estará a dar espaço para que elas não sejam cumpridas.

- Melhore os conhecimentos: um bom líder de vendas está sempre preocupado que os seus colaboradores evoluam em termos de conhecimento. Partindo do pressuposto que o líder quer manter essas pessoas a longo prazo, tem toda a lógica que ele invista na renovação de conhecimentos. Faça algumas sessões de brainstorming ou convide-os a assistir a workshops!

- Melhorar as atitudes positivas: o líder de equipa deve procurar renovar os conhecimentos dos seus colaboradores, mas isso de nada serve se ele não incutir uma atitude vencedora e positiva. O líder deve ser uma inspiração para as outras pessoas e estar sempre a tentar incentivar as boas atitudes. Antes de pensar em ser um bom líder, pense em ser um bom motivador.

- Pensar um passo à frente: por último, um líder de equipas deve estar disposto a propor ideias e a sugerir novas perspetivas aos seus colaboradores. Esta é também uma forma interessante de motivação. Mas para conseguir fazê-lo, é preponderante que o líder seja uma pessoa curiosa e sempre disposta a estudar constantemente, para que dessa forma possam surgir novas ideias para o negócio.

Abraço e boas vendas!

Pedido de Contacto:

* indicates required

Aceda à nossa política de privacidade aqui.

Poderá deixar de receber emails nossos a qualquer altura, basta clicar no link que aparece no rodapé dos emails que diz remover.

1 comentário

Porque razão alguns dos seus melhores colaboradores não têm bons resultados? | Sucesso em Vendas
3 anos atrás

[...] não pretendemos falar apenas do fraco desempenho dos colaboradores comuns (esse tema abordamos neste artigo) mas sim daqueles que antes até tinham bons resultados mas que agora parecem ter piorado o seu [...]