5-principios-para-liderar-uma-equipa-de-vendas

5 princípios para liderar uma equipa de vendas

Liderar uma equipa de vendas não é, de todo, um processo fácil. É necessário manter os colaboradores motivados, prontos para a ação e famintos para melhorarem os seus resultados. Mas para conseguir fazê-lo, é necessário seguir alguns princípios básicos da liderança. Eles são ensinados por qualquer grande líder, seja no desporto ou nos negócios. Vejamos alguns deles:

– Forme bem a sua equipa: cabe ao líder conseguir transmitir, em primeiro lugar, os princípios da empresa. O colaborador deve estar completamente integrado e saber o que a empresa pretende dele. Fazer “sentir” o espírito da empresa é um objetivo sempre a médio prazo, que demora sempre algum tempo mas que produz efeitos fantásticos na produtividade dos vendedores.

– Estabeleça metas: esta informação é um pouco clichê mas alguns líderes de vendas ainda cometem o erro de não fazerem com que a sua equipa fique focada nas suas metas. Mas antes de pensar em traçar objetivos, é importante saber fazê-lo. As metas devem ser claras, ter um período de tempo para serem cumpridas e acima de tudo devem ser claras e mensuráveis. Além disso, o líder de uma equipa deve avaliá-las semanalmente, mensalmente ou de três em três meses. Caso contrário estará a dar espaço para que elas não sejam cumpridas.

– Melhore os conhecimentos: um bom líder de vendas está sempre preocupado que os seus colaboradores evoluam em termos de conhecimento. Partindo do pressuposto que o líder quer manter essas pessoas a longo prazo, tem toda a lógica que ele invista na renovação de conhecimentos. Faça algumas sessões de brainstorming ou convide-os a assistir a workshops!

– Melhorar as atitudes positivas: o líder de equipa deve procurar renovar os conhecimentos dos seus colaboradores, mas isso de nada serve se ele não incutir uma atitude vencedora e positiva. O líder deve ser uma inspiração para as outras pessoas e estar sempre a tentar incentivar as boas atitudes. Antes de pensar em ser um bom líder, pense em ser um bom motivador.

– Pensar um passo à frente: por último, um líder de equipas deve estar disposto a propor ideias e a sugerir novas perspetivas aos seus colaboradores. Esta é também uma forma interessante de motivação. Mas para conseguir fazê-lo, é preponderante que o líder seja uma pessoa curiosa e sempre disposta a estudar constantemente, para que dessa forma possam surgir novas ideias para o negócio.

Abraço e boas vendas!

INTERESSADO EM MELHORAR AS SUAS VENDAS?

Preencha o formulário e a nossa equipa entrará em contacto.

Tags: No tags

Comments are closed.