5 razões porque algumas campanhas de vendas não fazem sucesso

É normal vermos campanhas de vendas que são realmente um sucesso e por isso, os líderes de equipas de vendas continuam a apostar nelas. Por outro lado, existem campanhas que são destinadas ao insucesso desde o seu primeiro dia. Mas porque razão isso acontece? O que leva uma campanha a ser mais bem sucedida do que a outra?

Grande parte dessas situações decorrem porque o líder não acompanhou a sua equipa em alguns passos que são essenciais. Além disso, o mesmo profissional também poderá ter negligenciado algumas análises que ele mesmo deveria ter realizado. Vamos ver as cinco principais razões porque algumas campanhas de vendas falham:

– Falta de pesquisa sobre o cliente: Hoje em dia, a quantidade de informação disponível é enorme. E isso muitas vezes acaba por provocar alguma displicência nos líderes de equipas de vendas, que pensam saber tudo acerca do seu cliente. Algumas horas de pesquisa antes da campanha podem fazer milagres.

– Má investigação dos seus concorrentes: A concorrência estará sempre muito próxima de si e um pequeno descuido pode tornar a sua campanha de vendas num fracasso. Como? Basta que eles já estejam a começar a lançar uma campanha semelhante para a sua deixar de ter tanto sucesso. Ou então que lancem um produto mais barato que o seu poucos dias depois. São passos difíceis de prever, mas mesmo assim devem ser estudados.

– Falta de explicação dos pontos positivos: Ao fazer uma campanha, supostamente estará a vender os benefícios associados. Na teoria, supostamente todos os vendedores teriam de fazer isso, e ao deixar esta parte de lado pode ajudar a arruinar as suas perspetivas de sucesso.

– Não querer ajudar: Quando estiver a vender algo, também estará a ajudar a outra pessoa. Por vezes, ajudar é sinónimo de não vender o seu produto, para bem do cliente. Preocupe-se primeiro em ajudar o cliente que as vendas virão a longo prazo.

– Descubra o processo de compra: Para conseguir vender é necessário compreender como o cliente compra, quais são os seus hábitos ou até mesmo onde ele não gosta de comprar. Uma pequena falha num destes passos pode levar a sua campanha ao fracasso.

Abraço!