2013-10-delegar

5 tarefas que os líderes não devem delegar

No blog da Sucesso em Vendas temos partilhado vários artigos sobre liderança e em praticamente todos eles incentivamos os líderes a delegarem algumas das suas tarefas, conseguindo assim mais tempo para manterem o foco naquilo que é mais importante. É sem dúvida uma estratégia inteligente, visto que você é um ser humano e as suas capacidades para lidar com todos os pormenores são, até um certo ponto, limitadas.

Porém, nem tudo deve ser delegado. Existem alguns pormenores que devem continuar “na posse” do líder. Veremos alguns deles em seguida. Porém, é importante realçar que tudo o que será escrito é questionável. Ou seja, se você tiver uma pessoa da sua extrema confiança, talvez um dos pontos falados abaixo deva ser delegado, por exemplo. Tudo depende da sua situação.

1. Visão estratégica

A visão é uma das principais armas de uma empresa. Se a empresa não tem visão existem inúmeros caminhos que ela pode seguir. E nesse caso, quanto menos pessoas tiverem um poder de decisão sobre o caminho que uma empresa deve tomar, melhor. Isso não quer dizer que não deva ouvir opiniões, mas no final a decisão deve ser sempre sua.

2. Decisões importantes

As pessoas que trabalham consigo também devem ter capacidade para tomarem decisões. Caso contrário serão apenas trabalhadores que se limitam a cumprir ordens. No entanto, essas decisões que eles têm capacidade de tomar não devem ser demasiado relevantes para o futuro da empresa. Essas decisões devem ser tomadas, obviamente, pelo líder.

3. Posicionamento no mercado

Como a sua marca se posiciona no mercado é uma decisão sua e convém que ela não seja partilhada com determinadas pessoas. A marca é normalmente um reflexo do seu CEO. Vemos isso na Virgin, vemos isso na Microsoft ou vemos isso na PT, por exemplo. O problema quando demasiadas pessoas tentam dar a sua opinião sobre o posicionamento da empresa, é que ela acaba por ser tudo e não ser nada. Enquanto alguns gostam de vender a clientes com maior poder de compra, outros consideram que se deveria vender a clientes com menos capacidade de compra. E no final a marca fica sem qualquer posicionamento e sem o seu nicho definido.

4. Contratação

Enquanto líder, você sabe que tipo de pessoas quer na sua empresa e por isso você deve ser o responsável por definir quem entra e quem sai. É verdade que nas grandes empresas essa tarefa é muitas vezes delegada. Nesse caso, tente garantir que esta tarefa é delegada a pessoas com uma visão semelhante à sua.

5. Despedimento

Tal como você é responsável por contratar, tente também ter o comando sobre os despedimentos. Isso garante que as pessoas que melhor transmitem a mensagem da empresa continuem a trabalhar para si.

E vocês líderes, que tarefas se recusam a delegar?

Boa semana,

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