2013-03-Lincoln--1

6 lições de Abraham Lincoln para todos os vendedores e líderes de equipas

6 lições de Abraham Lincoln para todos os vendedores e líderes de equipas

Abraham Lincoln ficou para a história como um dos presidentes mais mediáticos de sempre. Ele lutou contra todas as suas forças para abolir a escravatura no país, enfrentando rivais que fizeram de tudo para que a sua lei não fosse aprovada. Mesmo com uma guerra civil pelo meio, Lincoln consegui o que pretendia, ajudando milhões de pessoas.

Hoje em dia o nome de Lincoln tem sido muito falado devido ao filme que relata uma pequena parte do percurso do presidente norte-americano. Durante o enredo, é possível ver algumas atitudes do presidente norte-americano que poderiam muito bem ser adaptadas ao dia-a-dia de qualquer vendedor, especialmente para os líderes de equipas de vendas. Vejamos algumas delas:

1. “Ninguém é suficientemente competente para governar outra pessoa sem o seu consentimento.”

Um líder tem de saber convencer os membros da sua equipa a caminharem consigo. Eles devem estar sempre conscientes de tudo aquilo que o líder espera deles, de como poderão ajudar-se uns aos outros a atingirem o sucesso. Nenhum líder atinge o êxito sem ter as outras pessoas ao seu lado.

2. “Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder.”

Dar responsabilidades aos membros da sua equipa fá-los crescer. Você só conhecerá o verdadeiro caráter das pessoas que trabalham ao seu lado quando der responsabilidades e colocar pressão sobre os seus ombros.

3.  “Só tem o direito de criticar aquele que pretende ajudar.”

Acha que a sua equipa não está a ter bons resultados? Então ajude-os. Criticar por criticar só vai levar à revolta das pessoas que trabalham consigo. Se quiser criticar, vá para o terreno e indique o caminho. Certamente ganhará novos seguidores.

4. “Eu não sei quem foi meu avô; importa-me bem mais saber quem será o meu neto.”

Pense no futuro. O que aconteceu no passado pertence à história. Trabalhe no presente sempre com olhos no futuro, como fazia Abraham Lincoln.

5. “O campo da derrota não está povoado de fracassos, mas de homens que tombaram antes de vencer.”

Você está a pensar em desistir porque não consegue bons resultados? Grande parte dos profissionais desiste quando falta muito pouco para atingir o sucesso. Reveja a sua estratégia, aprenda com a derrota e tente novamente melhorar os seus resultados!

6. “Não poderás ajudar aos homens de maneira permanente se fizeres por eles aquilo que eles podem e devem fazer por si próprios.”

Ajude a sua equipa mas não faça tudo por eles. Enquanto líder, a função é apenas indicar o caminho, ajudar quando entender que é necessário. De resto, deixe os membros da sua equipa percorrerem o seu próprio caminho. Só assim eles poderão crescer como profissionais.

E você, já viu o filme de Abraham Lincoln? Que lições aprendeu com ele?

Abraço!

Tags: No tags

Comments are closed.