A culpa é do mensageiro ou da mensagem?

Out 23, 2013

Tanto líderes como vendedores estão em constante contacto com outras pessoas. Os líderes mais constantemente para grandes massas enquanto os vendedores focam-se mais em casos únicos de clientes. Independentemente de cada um dos casos, em ambas as situações existe comunicação. O problema é que, tanto o líder como o vendedor, muitas vezes comete erros na hora de comunicar, o que nos leva a fazer a seguinte questão:

A culpa é do mensageiro ou da mensagem?

Ou seja, quando a comunicação falha, de quem é a culpa? Muitos gostam de culpar a mensagem, mas a verdade é que essa mesma culpa está, em alguns casos, no mensageiro. Ou seja, você pode até transmitir um excelente conteúdo, mas os outros intervenientes (os receptores) acabam por não perceber devido à má transmissão da mensagem.

Muitas podem ser as explicações para este falhar, mas existe uma que é muito comum: a má escolha do local para transmitir a mensagem. Para perceber melhor, preste muita atenção ao parágrafo seguinte.

Como você se sente melhor na hora de falar? Você sente-se mais confortável no um para um ou num palco, rodeado de pessoas? Isso vai alterar completamente a sua performance na hora de transmitir a mensagem.

Se você disse que “sim” à primeira parte da pergunta (um para um), significa que você também gosta de ouvir os outros enquanto fala, que precisa de tempo para organizar as suas ideias e que não gosta de muitas pessoas ao seu redor. Resumindo: prefere encontros mais pessoais, com poucos intervenientes.

Se por outro lado o seu “sim” foi para a segunda parte da pergunta, é sinal que você é uma pessoa mais social e sente-se mais à vontade quando várias pessoas olham para si. O seu ponto forte é claramente a liderança e sente-se à vontade a debater temas em público.

Saber claramente como você se sente mais à vontade para transmitir a mensagem aumenta as suas chances de ser bem sucedido. Se gosta mais de encontros um para um, encaminhe os seus anúncios importantes para um número reduzido de pessoas de cada vez.

Se por outro lado preferir falar para grandes públicos, tente juntar um grande número de pessoas cada vez que quiser transmitir a sua mensagem!

Boa semana,

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