A sua equipa tem um método de vendas?

A pergunta do título é fundamental que seja respondida por qualquer líder de uma equipa comercial: as pessoas que trabalham consigo têm um método de vendas? Se sim, qual é esse método? Mais do que escrever num papel o que deve ser feito, a equipa de vendas precisa saber qual o método que será utilizado na prática.

No entanto, desengane-se quem pensa que um método significa ter uma “camisa de forças”, que inibe o vendedor de trilhar por outros caminhos. A palavra método vem do grego “methodos”, que significa encontrar um meio para atingir um objetivo. Ora, se a meta de um vendedor é aumentar os seus resultados, ele necessita de um método. Mas esse método não necessita ser rigoroso, bem pelo contrário: ele tem as suas regras bases que são adaptadas, consoante cada situação.

metodo de vendas

A criação desse mesmo método vem da experiência das equipas anteriores, de técnicas que dão certo. Um método que hoje funciona pode não funcionar amanhã e vice-versa. Mas para conseguir que tudo funcione, é necessário existir o essencial: um profissional disposto a adaptar a sua maneira de ser ao método da equipa de vendas. E é aí que muitos profissionais erram, pensando que a teoria funciona por si mesma.

Veja algumas das vantagens da sua equipa ter um método de vendas:

  • Maior homogeneidade
  • Saber qual a melhor postura para abordar um cliente
  • Como apresentar soluções possíveis para cada situação?
  • O que fazer para fechar a venda?
  • O que fazer se o cliente se atrasar no pagamento?
  • O que fazer para fidelizar e estender o relacionamento?

Abraço!