As 6 características de um bom líder.

Todas as pessoas de sucesso lideram. Liderar é sinónimo de união entre várias pessoas com o objetivo de atingir uma meta definida entre elas. Todas as empresas precisam de um bom líder, que ajude os colaboradores a atingirem resultados que levem a marca a um outro patamar de sucesso. Mas liderar significa seguir alguns princípios que não saltam facilmente à vista de qualquer pessoa. Alguns profissionais conseguem ter estas características de uma forma inata, enquanto outros precisam de aprender a liderar. Para quem está a precisar de alguns conselhos interessantes, hoje vamos falar sobre as 6 características que um verdadeiro líder deve ter.

Gestão da mudança

Nós, humanos, somos seres vivos de hábitos. Se nos adaptamos a uma rotina, temos por norma dificuldade em sair dela. Como líder, deve ser capaz de levar os seus colaboradores à mudança, fazer com que eles alterem os seus comportamentos de forma a atingirem o objetivo do grupo. Enquanto líder, deve ter capacidade para ensinar os melhores métodos aos seus seguidores. Mas recorde-se: ensinar os seus trabalhadores a seguirem o caminho correto é bem mais eficaz do que obriga-los a seguir o percurso que pretende.

Gestão da motivação

Ao líder não cabe apenas dizer para onde vão os seus seguidores. Ele tem de conseguir explorar o máximo das capacidades dos seus colaboradores. Cada funcionário deve ser tratado de uma forma única, fazendo com que o gestor da equipa perceba as suas dificuldades e qualidades. Temos exemplos flagrantes em Portugal de bons líderes tais como José Mourinho ou Belmiro de Azevedo. Inspire-se!

Gestão do Método de vendas

Todas as equipas de vendas necessitam de um método para vender. É necessário que eles percebam como ter o primeiro contacto com o cliente, como agir perante uma adversidade ou como levá-lo à compra. Cabo ao líder saber explicar todo este processo, aumentando a produtividade da sua equipa durante as vendas. É um trabalho que com o passar do tempo acaba por dar os seus frutos.

Gestão de conhecimento de produtos e serviços

“Quanto melhor um vendedor souber sobre o seu produto, maiores são as suas probabilidades de sucesso”. É importante que o líder consiga, desde o início, transmitir todos os detalhes sobre o seu produto para que os seus vendedores possam assimilar todas as características do mesmo. Desta forma, a produtividade nas vendas sobe consideravelmente!

Gestão do tempo

Ensinar os seus colaboradores a aproveitarem o máximo o seu tempo faz parte das características de um bom líder. Com um aumento da produtividade no trabalho, os vendedores terão mais tempo explorar as suas capacidades. Fazer um diagnóstico correto sobre onde está a ser bem investido/desperdiçado o tempo, é fulcral.

Gestor de resultados

Por último, mas não menos importante, o líder deve focar-se em resultados. O foco nos números é que dará sentido a todos os pontos anteriores. Sem resultados, de nada valem os outros princípios ensinados neste artigo. Posteriormente, devem ser analisados os resultados e tentar-se perceber se o caminho que está a ser percorrido é o mais correto. Boas vendas!