Cinco hábitos que vão ajudar a sua equipa de vendas

Out 1, 2013

Uma boa equipa de vendas vive de hábitos. É isso que nós tentamos transmitir na Sucesso em Vendas, partilhando com todos os vendedores os hábitos que já ajudaram milhares de vendedores em Portugal e no Brasil. Por isso, no artigo de hoje, decidimos partilhar com vocês alguns conselhos extra que podem ser muito úteis na gestão da sua equipa. Confira!

1. Faça o vendedor acompanhar o problema

Se surgiu algum problema na sua equipa, faça o vendedor acompanhar o processo desse cliente do princípio ao fim. Isso irá fortalecer a responsabilidade do vendedor e aumentar a ligação com aquele cliente. Não deixe que o seu vendedor “fuja” cada vez que existir uma dificuldade com um cliente.

2. Seja rápido

Diga também, para a sua equipa agir rapidamente com as reclamações dos clientes. Esta é uma excelente oportunidade para criar um fã incondicional da sua marca. Não fique à espera que o cliente “deixe passar o problema”. O membro da sua equipa é que deve ter a intenção de resolver esse problema!

3. Concorde inicialmente com o cliente

Quando o cliente chegar insatisfeito à sua empresa, diga à sua equipa para “concordar” sempre com ele, mas para tentar saber mais acerca do problema. Aqui vai um exemplo de como fazer:

“Compreendo perfeitamente a sua insatisfação. Porém, poderia ser um pouco mais específico para podermos ajudá-lo o mais rápido possível?”

Diga para eles darem a mão à palmatória mas depois diga para tentarem resolver a situação. Entrar com uma postura agressiva pode transformar uma situação comum em algo mais complexo.

4. Diga que errou

Explique à sua equipa o seguinte: o cliente tem mais interesse em que lhe resolvam o problema, do que saber quem cometeu o erro. Tendo em conta essa situação, aconselhe sempre aos seus profissionais que admitam os seus erros logo ao início e que tentem resolver o problema de seguida. Porque motivo muitos vendedores continuam a dizer que não erraram quando na verdade, sabem que cometeram um erro? Elimine o mais rápido possível este hábito na sua equipa!

5. Não minimize demasiado

Dizer ao cliente que “o problema não é tão grande como ele imagina” só vai servir para piorar a situação. Se o seu cliente considerar que aquele problema é algo “extremamente complexo”, concorde com ele. Não tente diminuir a dimensão do problema, isso faz com que surjam mais problemas logo a seguir.

Boa semana,

Equipa

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