Como a Seleção Nacional pode ajudar a melhorar as suas vendas?
Está a começar mais uma participação da Seleção Nacional no Campeonato Europeu de Futebol.
Tal como o Europeu, vender e liderar equipas também são desportos de alta competição e por isso há vários exemplos que podemos levar para o dia a dia comercial.
1 – A vitória do passado mostra que é possível, mas não garante a vitória.
Pela primeira vez na história do futebol português chegamos como campeões, mas todos sabemos que esse facto não garante a revalidação do título.
Este é um exemplo que acontece recorrentemente no mundo das vendas, isto é, por mais que que tenha conseguido atingir os seus objetivos no período anterior não significa que irá consegui-lo novamente.
Sendo assim, as vitórias do passado devem ser utilizadas como fator motivacional.
Sempre que os seus resultados não estiverem dentro do previsto, quando pensar que não consegue chegar lá, lembre-se do que alcançou no passado, essa é a prova que necessita para acreditar que é possível e que apenas depende de si para lá chegar!
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2 – Novamente a Hungria, mas a tática não vai ser a mesma! (Até porque a vitória vai ser nossa desta vez)
No último Campeonato da Europa, Portugal defrontou a Hungria num jogo que acabou empatado a 3 golos.
Agora, a Seleção irá novamente defrontar os Húngaros mas a tática para vencer o jogo não será a mesma, principalmente porque Portugal evoluiu e o adversário também.
Ao transportar esta análise para o mundo comercial, podemos retirar duas conclusões:
1. O seu cliente conhece as suas evoluções como comercial, da sua empresa e do seu produto/serviço?
2. Faz uma análise constante do seu cliente e adapta-se, ou continua a acreditar que o seu cliente (ou o seu negócio) está exatamente na mesma?
A evolução acontece cada vez mais rápido, as necessidades e processos de compra mudam constantemente.
Por isso, não fique parado no tempo! Apresente evoluções ao seu cliente e garanta que está a corresponder constantemente às expectativas.
3 – Cada jogo é diferente!
A Seleção tem para já 3 jogos, todos eles com equipas diferentes e consequentemente com abordagens diferentes.
Tal como a sua carteira de clientes, cada um deles é diferente.
Esta é das maiores evoluções da área comercial em 2021, o foco no cliente.
Encare cada cliente, cada contacto que tem com ele, como um negócio individualizado.
O golo do comercial é acrescentar valor no seu cliente, por isso, conheça os seus clientes, adapte a sua tática, mude a sua abordagem!
Afinal de contas, não vai vender da mesma forma para todos os seus clientes, pois não?
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4 – Imprevistos fazem parte e temos de nos preparar para eles!
O campeonato ainda não começou e já temos uma baixa importante devido à pandemia, mas rapidamente o Selecionador Nacional convocou outro jogador que lhe oferece garantias de acordo com as suas necessidades.
E agora pergunto-lhe, já perdeu algum cliente ou algum negócio quando não estava preparado para isso?
Os imprevistos vão sempre acontecer, por vezes irá perder clientes mesmo quando não está a contar.
Este é só mais um motivo pelo qual a prospeção é tão importante!
Se perder um cliente hoje, tem outro pronto para entrar amanhã?
5 – O Líder é o primeiro a acreditar na Equipa!
Lembra-se em 2016 quando Fernando Santos disse “só vou dia 11 para Portugal, vou cá ficar muito tempo ainda”?
Agora, em 2021, voltou a dizer “Levo mala para 1 mês… e tabaco também!”
Esta é um exemplo de como o Líder é o primeiro a acreditar no seu trabalho e no trabalho da sua equipa.
Por isso, Líder, nunca se esqueça de dizer à sua equipa “eu acredito”!
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Por fim, e esta é uma dica extra, encare as vendas com a mesma paixão que olha para um jogo da Seleção Nacional, até porque, cada venda é mais um golo para si.
De um Campeão da Europa para todos os Campeões de Venda,
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