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Como a série La Casa de Papel pode ajudar a Vender Mais

A série La Casa de Papel é uma das séries do momento e mal comecei a ver, percebi que é sem dúvida a analogia perfeita para o mundo das Vendas. Metendo de parte o objetivo deles, que caso não tenha visto a série é um assalto à Casa da Moeda Espanhola, a história e o que se passa até eles conseguirem alcançar o seu objetivo é perfeito para aplicar no dia a dia de vendas! Por isso, decidi partilhar consigo as lições que aprendi com a La Casa de Papel, e que podem ser aplicadas no mundo das vendas:

1- Conheça bem a sua concorrência

Se viu a série, sabe que o cérebro de toda a operação é o Professor, foi ele que desenhou todo o plano, e tinha como principal função, antes e durante a execução do plano, conhecer a “concorrência”. Ele sabia praticamente tudo sobre a sua “concorrência”, ele sabia todos os detalhes sobre a Casa da Moeda, dos seus funcionários, sabia os detalhes da polícia, que ações iam fazer e de que forma o podiam prejudicar, tudo o que pudesse interferir com o seu plano o Professor estava a par. E conseguimos perceber a importância deste trabalho de pesquisa prévia,  quando o Professor já está um passo à frente sempre que surge um obstáculo que pode prejudicar o seu plano!

Dica de Vendas da La Casa de Papel: Torne a pesquisa da concorrência um hábito, não basta analisar a concorrência 1 vez por ano, ou antes de lançar um novo produto, é importante ter uma rotina mensal, quinzenal ou semanal, conforme o seu negócio. Com a informação recolhida perceba como se pode diferenciar e evoluir, para obter os melhores resultados! Conheça não só os pontos fracos como também os pontos fortes e vai ter uma grande vantagem no momento da venda!

2- Definir objetivos e planeamento

Ainda usando o exemplo do Professor, na série, ele tinha definido bem claro o seu objetivo, tirar o dinheiro da casa da moeda! E para alcançar o seu objetivo, planeou ao detalhe cada ação necessária para o alcançar: reuniu uma equipa escolhida a dedo, deu uma função a cada elemento, fez uma preparação bastante intensiva antes de invadir a Casa da Moeda, definiu regras, desenhou possíveis cenários, treinou esses cenários com a equipa… enfim, é fantástico analisar a forma como fez este planeamento e como pensou ao pormenor tudo o que tinha que ser feito!

Dica de Vendas da La Casa de Papel: Não pode esperar alcançar os melhores resultados se não tiver definido o seu objetivo e todas as ações necessárias para lá chegar! Pergunte a si mesmo “Tenho x objetivo mas quais são as ações que tenho que fazer, diariamente, semanalmente e mensalmente para chegar lá?”. Se ainda não tem as suas definidas, pegue num papel e comece já o seu planeamento para 2020!

3- Adaptar-se aos imprevistos

A La Casa de Papel é o exemplo perfeito de adaptação a imprevistos! Ao longo da série conseguimos perceber como o plano do Professor está sempre a falhar, estavam sempre a surgir obstáculos mas é extraordinário  perceber a capacidade que ele tem para se adaptar! Sempre que surgia um imprevisto, o Professor rapidamente consegue perceber de que forma o pode ultrapassar e quais as ações que tem de tomar! Ele tem sempre um plano B e isso é fulcral para conseguir sair da Casa da Moeda com o dinheiro, ou seja, atingir o seu objetivo!

Dica de Vendas da La Casa de Papel: Todos os dias surgem imprevistos, seja um cliente que no momento da venda volta atrás, ou um dos nossos concorrentes que aparece com uma nova promoção, mas o importante é a forma como lidamos com esses imprevistos! Com a minha experiência percebi que os planos são feitos para falhar, ou seja, o plano quase nunca vai ser feito como estamos à espera mas se não tivermos um plano o resultado é sempre pior, o ideal é, para além de desenhar um plano A tenha sempre um plano B!

4- Trabalho em equipa

Esta série é um excelente exemplo da importância do trabalho em equipa! Apesar das diferentes personalidades, percebemos que quando algo acontece que põe em causa a concretização do objetivo, a equipa deixa as rivalidades de lado e une-se de forma a ultrapassar o problema, nem que para isso tenham que pôr em causa a sua liberdade! E porque tudo funciona tão bem entre eles? Porque o Professor antes de os “contratar” fez uma pesquisa muito detalhada de cada um, de que forma o podiam ajudar e consoante as características de cada um, atribuiu as tarefas que melhor se adequam, e mais importante ele confiava na equipa 100%! 

Dica de Vendas da La Casa de Papel: Dê valor à sua equipa! Se está onde está hoje é graças a cada uma dessas pessoas. A união faz a força, não se esqueça! E para que este trabalho dê os melhores frutos é essencial conhecer cada membro individualmente para aproveitar cada uma das suas competências da melhor forma.

5- Liderança

Na série o Professor é um excelente exemplo de liderança!  Este tem uma visão clara do que quer fazer e como vai fazê-lo. Conhece cada membro da sua equipa ao pormenor, define tarefas de acordo com o perfil e capacidade de cada um, reconhece a importância de cada membro e confia totalmente na equipa. Para além disso revela-se um grande líder nas mais diversas situações. Se algo corre mal, o professor está lá para ajudar, nem que para isso tenha que arriscar o seu disfarce, por exemplo, quando arriscava ser capturado para saber mais informações da polícia. Quando alguém está desmotivado ou quer desistir o Professor está lá para o motivar, e, tão ou mais importante que isso é, quando algo corre bem o Professor comemora com a sua equipa!

Dica de Vendas da La Casa de Papel: Conheça, acompanhe, confie e ajude a sua equipa. Um bom líder caminha lado a lado com a sua equipa, por isso, perceba quais são os seus pontos fortes, os seus pontos fracos, as suas motivações… Quando for necessário vá para “o campo” com ela e ajude-a para juntos, evoluírem!

6- Compromisso e dedicação pelo que estão a fazer

É verdade que em La Casa de Papel, todos queriam o dinheiro e os benefícios que isso lhes ia trazer, no entanto, para conseguirem superar todas as adversidades que surgiram tinham que ter um grande compromisso e dedicação pelo que estavam a fazer, se não fosse esse compromisso não tinham a motivação necessária para ultrapassar as adversidades, inclusive as mortes, e teriam desistido. 

Dica de Vendas da La Casa de Papel: Para vender tem que ter compromisso com o cliente! Essa dedicação transparece nas suas vendas, quando está no contacto com o seu cliente e quando surge algum problema! Com compromisso e dedicação tudo se torna mais fácil, e acordamos diariamente motivados e felizes para o dia que aí vem! 

Espero que estas dicas sejam úteis para aplicar no seu dia a dia de vendas e caso ainda não tenha visto a série aconselho totalmente que veja! 

Se procura ajuda para implementar uma mudança na forma como a sua equipa comercial atua, preencha o formulário abaixo e entraremos em contacto consigo. 

Abraço e continuação dos maiores Sucessos, 

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