Como aumentar a taxa de fecho de vendas?

Mai 31, 2016

Aos nossos leitores que preferem ler, deixamos aqui o conteúdo:

Hoje partilhamos consigo um resultado positivo que tivemos com um dos nossos grandes clientes. Vamos também explicar como conseguimos aumentar a taxa de fecho e aumentar as vendas desse cliente.

O nosso cliente recebia muitos contactos de email com pedidos de proposta ou de reunião. Para evoluirmos os seus resultados tivemos de otimizar este processo. Primeiro analisamos a forma como o nosso cliente tratava estes pedidos: a empresa recebia o email, o comercial entrava em contacto com o cliente para marcar uma reunião e a mesma concretizava-se.

Depois, sugerimos duas ações a realizar após o recebimento do contacto com pedido de proposta ou reunião do cliente:

  1. Fazer uma análise ao cliente através do Google (google.pt) pesquisando o email do mesmo e analisando a informação que aparece.

Objetivo: Saber quem é o cliente para adequarmos e personalizamos a nossa proposta e discurso.

  1. Preparar uma checklist com 20 perguntas obrigatórias para fazer ao cliente, durante o telefonema ou reunião presencial.

Objetivo: Para o cliente sentir que está a falar com um profissional e que escolheu a empresa certa.

Com estas 2 ações simples pretendemos que o cliente perceba que não estamos interessados em dar só o preço, mas estamos preocupados em saber quem ele é e o que pretende, para podermos adaptar a nossa proposta às suas necessidades. O cliente tem de ser sentir único e que tem em mãos uma proposta personalizada para o seu caso. Este é o nosso diferencial!

A checklist é essencial para reunirmos um conjunto de informações enriquecedoras, de forma a quando se fizer a apresentação da proposta não ser só mais uma proposta standard.

Se a sua empresa também recebe muitos pedidos de contacto, elabore uma boa checklist com perguntas essenciais que vai ter de implementar num contacto telefónico antes de apresentar uma proposta ou ter uma reunião com o seu cliente. Temos a certeza que isto também vai funcionar na sua empresa.

Se tem dúvidas a criar esta checklist, preencha o formulário abaixo e nós entraremos em contacto.

Tenha uma grande semana de vendas,

Pedro Ruivo

Pedro Ruivo

CSO – Crazy Sales Officer

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