Como conseguir uma boa primeira impressão com o cliente

Nov 1, 2013

É de facto impressionante como muitos vendedores ainda desprezam o primeiro encontro com o cliente. Este é de facto um dos momentos mais importantes, pois grande parte dos clientes tomam uma decisão nos primeiros minutos. Obviamente o vendedor poderá fazer um esforço para forçar o cliente a alterar a sua decisão, mas isso é um trabalho extra e que muitas vezes não compensa o esforço realizado.

Para ajudá-lo a criar uma boa primeira impressão vamos partilhar consigo algumas dicas. Algumas básicas outras mais complexas. Vejamos:

1. Vestir-se bem

É uma dica comum? Sem dúvida, mas a verdade é que muitos profissionais deixam este pormenor de lado. E no vestir-se bem tudo é importante: a roupa, o cabelo, a barba, os sapatos, etc. Um vendedor bem vestido transmite mais confiança ao cliente.

2. Mantenha-se atual

Tal como explicamos em muitos artigos da Sucesso em Vendas, uma boa conversa faz “milagres” na hora de vender. Por isso foque-se em manter-se atual, acompanhando os jornais e as rádios. Quem sabe uma boa notícia não posso ser o tema que você precisa para começar uma boa conversa com um cliente.

Pondere ler: Dicas para ter reuniões mais produtivas

3 . Cuidado com os erros de português

Dominar a língua é essencial, não só para vender mas também para o seu dia-a-dia em geral. Começar uma conversa com um erro de português pode retirar algumas confiança ao seu cliente. Escrever de vez em quando podem ajudá-lo neste ponto.

4. Ler mais

Este ponto está automaticamente ligado ao anterior. A partir do momento em que você lê mais também começa a falar melhor e a cometer menos erros. Além disso, pode juntar esta dica ao ponto dois e aproveitar para ler sobre estudos e notícias atuais.

5. Tenha interesse pela outra pessoa

Todos gostam que alguém se preocupe com eles, e o cliente não é excepção. Se num primeiro encontro você falar demasiado com o cliente e não focar-se em ouvi-lo, ele irá considerá-lo uma pessoa pouco interessante. Tentar chegar aos 50/50 é uma boa opção.

Para saber mais convido-o ainda a ver o nosso vídeo sobre como reunir com um cliente importante. Pode ajudá-lo.

Boa semana,

Equipa

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