Como fazer com que os clientes gostem de si em poucos minutos

Qualquer vendedor que pretenda ser bem sucedido precisa de criar fortes laços com os seus clientes. Ele necessita de ser considerado útil, de transmitir uma mensagem de segurança para aquela pessoa. Mas hoje em dia agradar as pessoas é um passo desafiante, pois a desconfiança está de mãos dadas com o dia-a-dia de muitos compradores.

Todos eles já foram mal atendidos ou até enganados por outros vendedores e daí é normal terem este sentimento de insegurança. Além da habitual simpatia e sorriso na cara, que deve ser essencial, existe outra dica que vai ajudá-lo a ganhar a confiança do seu cliente: a busca pelo que vocês têm em comum. Por norma, os seres humanos tendem a confiar mais facilmente em alguém que tenham algo em comum.

Não é à toa que as redes sociais costumam ser uma plataforma interessante para vendas, pois se o seu amigo lhe disser que um produto é bom, a sua confiança nesse produto aumenta consideravelmente.

Quando dizemos algo em comum falamos de um gosto pelo mesmo clube, ter nascido na mesma cidade ou até tirado o mesmo curso. O importante é encontrar esse ponto em comum entre os dois. Nesse “meio”, o cliente acabará por se sentir mais relaxado e à vontade para falar consigo.

E para conseguir encontrar esse ponto em comum é necessário saber ouvir. Só a ouvir conseguirá despertar a confiança do cliente. Você está à procura da ligação emocional e os ouvidos nesta altura são a sua melhor ajuda.

Agora reflita e pense. Tem procurado algo em comum com os seus clientes?

Abraço!