2013-07-Sair-de-sua-zona-de-conforto

Como sair da zona de conforto enquanto vendedor

A zona de conforto é um “local” onde muitos vendedores gostam de estar. Nesta zona eles fazem tudo aquilo que já sabem fazer e fazem-no como ninguém, afinal de contas já repetiram essa tarefa durante muitos e muitos anos. Apesar de dar a sensação de conforto e de tudo estar sobre controle, a verdade é que a zona de conforto acaba por trazer várias limitações, fazendo com que o profissional não cresça.

E essa falta de crescimento, apesar da sensação positiva, acaba por trazer vários problemas tais como: o aumento da concorrência, a falta de crescimento do negócio ou mesmo a desmotivação a longo prazo. Mas para ajudá-lo a sair da sua zona de conforto, vamos partilhar consigo algumas dicas que pode aplicar já hoje no seu dia-a-dia de vendas.

1. Venda para uma nova região

Conhecer os clientes de uma região é bom, pois traz uma maior proximidade ao vendedor. Porém, limita o profissional pois ele fica “moldado” a essas mesmas características. A primeira dica para abandonar essa zona confortável é tentar realizar vendas em outras cidades ou mesmo em outros países. Será que se consegue adaptar? Como faz para interagir com pessoas de locais diferentes? Estes são desafios muito interessantes.

2. Tente vender um novo produto

Existem profissionais que são especialistas em vender um determinado produto. Sabem todas as características sobre ele, sabem o que os clientes querem e conhecem toda a história desse produto. E isso torna-os, mais uma vez, grandes especialistas na venda. Mas para abandonar a zona de conforto tente vender um novo produto. Se vende carros, tente vender seguros. Se vende produtos informáticos tente vender software. Esta é outra das formas de testar as suas habilidades e aprender algo mais.

3. Novos grupos de clientes

Tal como alterar os produtos, alterar o grupo de clientes é outro desafio interessante. Se está habituado a vender para clientes com um poder de compra inferior, tente vender a clientes que tenham mais dinheiro para investir nos seus produtos. Verá como a exigência e a necessidade de acrescentar valor irão obrigá-lo a ser um profissional muito melhor.

4. Teste novas competências

Normalmente os vendedores estão habituados a receberem ordens e a terem um líder para orientar o seu trabalho. Uma das formas de sair da zona de conforto é tentar liderar outros. Verá que é uma forma de perceber melhor como trabalham as equipas e entender algumas das principais dificuldades dos profissionais de vendas.

E você, o que faz para sair da sua zona de conforto?

INTERESSADO EM MELHORAR AS SUAS VENDAS?

Preencha o formulário e a nossa equipa entrará em contacto.

Tags: No tags

Comments are closed.