Como transformar liderados em líderes?

Um líder tem de ultrapassar vários desafios diariamente, quer seja pelas dificuldades normais da profissão quer seja pelas dificuldades impostas pelos próprios liderados. É um trabalho estimulante mas ao mesmo tempo desgastante e exigente.

Uma das grandes dificuldades de um líder não é liderar por si só, mas sim fazer a sua equipa sentir que o líder faz parte da equipa deles. A partir do momento em que a equipa sentir que o líder é um “corpo estranho”, este terá maiores dificuldades em fazer sentir a sua paixão pelo projeto. E o que acontece quando o líder passa a fazer parte da equipa? Ele cria pequenos líderes dentro do grupo.

Essa é uma característica muito comum de José Mourinho, por exemplo, que sabe encontrar quatro ou cinco jogadores chave que dão “orientações” dentro do próprio campo, extraindo o máximo das potencialidades dos seus colegas. Vejamos, nas próximas linhas, como pode desenvolver essa capacidade.

Comece pequeno

Se quiser aprender a criar pequenos líderes dentro da própria equipa, é importante começar por pormenores menos relevantes. Dessa forma, terá possibilidade de voltar a dominar a situação caso ela comece a fugir do seu comando. Conforme o tempo for passando e a confiança aumentando, poderá “arriscar” em tarefas mais complexas.

Nomeie um líder

Se na sua empresa todos liderarem e mandarem, estará a confusão instalada. Um local onde não existe um líder destacado tem tendência a gerar muita instabilidade. Por isso, neste seu primeiro projeto, escolha apenas um líder e acompanhe o processo dele. Porém, não o pressione muito: o objetivo aqui é testar as suas

Esteja presente

Neste momento é necessário que faça mais o papel de acompanhante do processo do que de interveniente. Veja os passos que estão a ser seguidos, retire as suas próprias conclusões e intervenha apenas em último caso. Lembre-se que o objetivo aqui é criar líderes e para conseguir fazê-lo é necessário dar liberdade.

Repita a operação

Você poderá não encontrar grandes líderes à primeira ou à segunda oportunidade, mas não desista. Este é um processo muitas vezes demorado e é necessário persistir, tentando mais do que uma vez. Troque de intervenientes e faça algumas mudanças em todo o processo até encontrar novos líderes para a sua empresa. E você, tem procurado novos líderes? Quais têm sido os passos seguidos? Abraço