2013-04-como-transformar-empregados-em-lideres

Como transformar liderados em líderes?

Como transformar liderados em líderes?

Um líder tem de ultrapassar vários desafios diariamente, quer seja pelas dificuldades normais da profissão quer seja pelas dificuldades impostas pelos próprios liderados. É um trabalho estimulante mas ao mesmo tempo desgastante e exigente.

Uma das grandes dificuldades de um líder não é liderar por si só, mas sim fazer a sua equipa sentir que o líder faz parte da equipa deles. A partir do momento em que a equipa sentir que o líder é um “corpo estranho”, este terá maiores dificuldades em fazer sentir a sua paixão pelo projeto. E o que acontece quando o líder passa a fazer parte da equipa? Ele cria pequenos líderes dentro do grupo.

Essa é uma característica muito comum de José Mourinho, por exemplo, que sabe encontrar quatro ou cinco jogadores chave que dão “orientações” dentro do próprio campo, extraindo o máximo das potencialidades dos seus colegas. Vejamos, nas próximas linhas, como pode desenvolver essa capacidade.

Comece pequeno

Se quiser aprender a criar pequenos líderes dentro da própria equipa, é importante começar por pormenores menos relevantes. Dessa forma, terá possibilidade de voltar a dominar a situação caso ela comece a fugir do seu comando. Conforme o tempo for passando e a confiança aumentando, poderá “arriscar” em tarefas mais complexas.

Nomeie um líder

Se na sua empresa todos liderarem e mandarem, estará a confusão instalada. Um local onde não existe um líder destacado tem tendência a gerar muita instabilidade. Por isso, neste seu primeiro projeto, escolha apenas um líder e acompanhe o processo dele. Porém, não o pressione muito: o objetivo aqui é testar as suas

Esteja presente

Neste momento é necessário que faça mais o papel de acompanhante do processo do que de interveniente. Veja os passos que estão a ser seguidos, retire as suas próprias conclusões e intervenha apenas em último caso. Lembre-se que o objetivo aqui é criar líderes e para conseguir fazê-lo é necessário dar liberdade.

Repita a operação

Você poderá não encontrar grandes líderes à primeira ou à segunda oportunidade, mas não desista. Este é um processo muitas vezes demorado e é necessário persistir, tentando mais do que uma vez. Troque de intervenientes e faça algumas mudanças em todo o processo até encontrar novos líderes para a sua empresa. E você, tem procurado novos líderes? Quais têm sido os passos seguidos? Abraço

Tags: No tags

Comments are closed.